O Carnaval começa oficialmente em Campo Grande nesta sexta-feira (9) a noite, mas antes da folia generalizada, os vendedores ambulantes que aproveitam a data para faturar um extra já estão no clima carnavalesco.

Aposentado da antiga ferrovia, Jair Vieira de Souza mora na esplanada ferroviária há 30 anos e não perde um Carnaval sequer. “Eu gosto da animação; Eu gosto do dinheiro que a gente ganha também, porque é um dia que a gente ganha um pouco mais”, garante ao Jornal Midiamax.

Jair vende bebidas em frente a casa dele, na esplanada. “Gosto também do evento, pena que a gente tá trabalhando. Não dá pra brincar. Mas tem muita história para contar”, diz ele, que também garante que se diverte com a animação dos foliões.

ambulantes carnaval
Vendedores ambulantes esperam faturar dinheiro extra no Carnaval (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Os ambulantes já começaram a montar as barraquinhas no entorno da esplanada. A expectativa dos vendedores é que o fervo comece por volta das 17h. Quem também já estava preparado para a festa é o casal Ivonete Araújo, de 58 anos, e Carlos Alberto Costa, de 71.

Durante o ano vendem churros e crepes nas portas de escolas, mas aproveitam o Carnaval para faturar um extra. Ivonete conta à reportagem que já fez amizade com os clientes e garante que pessoas de outras cidades – que vem curtir a folia de Campo Grande – dão uma passada para encher a barriga.

Primeira vez

Já a comerciante Felipa Velásquez, de 45 anos, está se aventurando pela primeira com seu cachorro-quente no Carnaval. Ela tem o próprio negócio e foi aconselhada a faturar um dinheiro extra durante a folia.

“Estou muito empolgada e pretendendo vender horrores, né? Vem muita gente. Estou esperançosa que seja uma boa venda pra todos”, diz ao Jornal Midiamax.

ambulantes carnaval
Preparativos para folia (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)