A Carreta do Hospital de Amor atende nesta terça-feira (16) o bairro Coophavila, em frente a USF (Unidade de Saúde da Família), em Campo Grande. São distribuídas 90 senhas por dia para exames preventivos e mamografia.

Segundo uma das enfermeiras do projeto, Jucelina Guedes, o mutirão encerra hoje no bairro para seguir para o bairro Itamaracá, em frente a UBS Cristo Redentor, de quarta (17) a quinta-feira (18). Todos os dias são entregues 30 senhas de manhã e à tarde para exames de mamografia e 15 em cada período para o preventivo.

“Começamos às 7h e vamos até 17h. Para o atendimento, basta estar com o comprovante de residência, CPF, RG e o cartão do SUS. O exame preventivo é disponível para mulheres de 25 a 64 anos e a mamografia de 40 a 69 anos”.

Os exames são gratuitos, como coletas de preventivo e exames de mamografia. “A mulher chega com os dados, fazemos o cadastro e ela aguarda. O exame preventivo e a mamografia são rápidos, demora uns cinco minutos”.

(Alicce Rodrigues, Midiamax)

‘Tem que se cuidar’

Aguardando a vez, Dona Corina não esconde a animação de ter o atendimento. Aos 59 anos, a moradora diz que a cuidar da saúde é essencial.

“A gente tem que se cuidar, se tem gratuito, tem que aproveitar. Sempre me cuidei, apesar da mamografia estar atrasada A gente trabalha tanto que esquece que a saúde é primordial. O tempo passa e não pode deixar para depois”.