Mundo caminha para desastre climático irreversível, alerta cientista norte-americano em MS
O biólogo e cientista norte-americano Dr. Philip Fearnside participa da XII Jornada Acadêmica da Biologia da UFMS
Karina Campos, Liana Feitosa –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O biólogo e cientista norte-americano Dr. Philip Fearnside participa da XII Jornada Acadêmica da Biologia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), nesta quarta-feira (4). O especialista comandou pesquisas históricas sobre o aquecimento global e impacto dos desmatamentos na floresta amazônica. Ele alerta para desastres climáticos irreversíveis no mundo caso medidas de proteção e sustentabilidades não sejam adotados.
Fearnside pontua que o Pantanal sobre diretamente os efeitos do desmatamento da floresta amazônica, região fundamental para evitar efeitos catastróficos no Brasil e mundo. Além há acontecimentos indiretos, como os incêndios florestais. A fumaça desses incêndios foi transportada e cobriu cidades sul-mato-grossenses entre junho e outubro deste ano.
Para o cientista, a emissão de gás carbono assola a contribuição nas mudanças climáticas. A produção desenfreada da indústria ainda é a principal preocupação para os estudiosos.
“Estão emitindo o gás de efeito estudo, o que soma a emissão do combustível fóssil e outras fontes. Consequentemente, há incêndios florestais no mundo inteiro, pontas derretendo e o oceano esquentando. Não estão observando todos os setores. Isso há um potencial de empurrar o aquecimento global para um ponto e não retornando mais e isso seria um desastre”, descreve.
O cientista ressalta que o Brasil seria um dos países mais vitimizados com o aquecimento global, resultando na perda de áreas verdades. Logo, o reflexo será em desastres climáticos, como falta de chuvas.
“No Brasil, a floresta amazônica iria perder água reciclada, o que sustenta São Paulo e Mato Grosso do Sul, que depende da chuva na Amazônia. O Brasil pode se tornar um deserto”.
Estratégias imediatas
Dr. Philip dedica a vida em estudos sobre a temática. Desde 1992, promove o reconhecimento do valor dos serviços ambientais como estratégia de desenvolvimento sustentável. Em 2004, venceu o Prêmio Fundação Conrado Wessel em Ciência Aplicada ao Meio Ambiente e, em 2006, o Prêmio Chico Mendes na área de Ciência e Tecnologia. Ainda conta na carreira o destaque de reconhecimento como o segundo cientista mais citado no mundo sobre aquecimento global.
Para ele, o cenário catastrófico previsível, caso medidas imediatas não sejam adotadas, requer atenção de toda a iniciativa privada, poder público e pela população.
“É essencial que o Brasil assuma a liderança em combate ao efeito estufa, só que não está acontecendo, apenas o Ministério do Meio Ambiente está agindo para tentar reduzir o desmatamento, mas todo o resto do governo está do outro lado, financiando soja e gado na Amazônia, abrindo estradas que abrem novas áreas de floresta. Se tem perfuração para petróleo no litoral, fósseis no Amazonas é um grande motor de desmatamento, um leilão para o fim do mundo”.
Jornada Acadêmica da Biologia
A comunidade ligada ao tema pode participar gratuitamente da XII Jornada Acadêmica da Biologia na UFMS. Através do formulário é possível se inscrever para participar de todas as atividades, no dia da atividade escolhida.
Também há oportunidades com palestras, minicursos e mesas redondas e qualquer pessoa pode participar. Clique aqui para conferir o cronograma.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
Notícias mais lidas agora
- ‘Stephanie que conhecia não permitiria isso’, relata madrinha de Sophia durante julgamento
- Torturada, estuprada: Jurados terão que ter ‘estômago’ para fotos e relatos dos últimos dias de Sophia
- VÍDEO: Perseguição em bairro de Campo Grande mobiliza diversas viaturas e helicóptero da PMMS
- Avião com destino a Campo Grande bate em outra aeronave no Aeroporto de Congonhas
Últimas Notícias
Juiz nega censura prévia pedida por fotógrafo indiciado por assédio sexual em Campo Grande
Fotógrafo teria forçado jovem a tirar a blusa e passado as mãos debaixo da saia dela
CEO de seguradora de saúde norte-americana é assassinado em Nova York
Brian Thompson, de 50 anos, foi morto a tiros em frente ao hotel de luxo Hilton, em Manhattan
Brigaram? Ivete Sangalo polemiza por não citar Ludmilla ao vencer prêmio; entenda
No Prêmio Multishow, Ivete Sangalo levou troféu por música com Ludmilla, mas não citou a colega de trabalho ao fazer agradecimentos
Marçal Filho desconversa sobre nomes do 1º escalão e avalia fundir secretarias em Dourados
Medida foi anunciada durante conversa com a imprensa na troca de diretoria do Sindicato Rural
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.