O Detran-MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul) divulgou nesta quarta-feira (17) que ainda há 91,5 mil processos da primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ativos no Estado. A demanda seria uma “herança da pandemia”, que já tem vigência de 2019 a 2023 e vencem em 31 de dezembro de 2024.

As etapas variam, desde os exames médicos a aulas práticas. Dados da Diretoria de Habilitação do Detran-MS indicam que existem 22,3 mil processos na etapa do exame prático, ou seja, a um passo de conquistar a permissão para dirigir.

Segundo Lina Zeinab, gerente de Exames de Habilitação, foram habilitados 11,7 mil da demanda represada nos últimos seis meses. Uma situação comum notada seria a de alunos que abriram o processo para tirar CNH nas categorias A e B, é aprovado no exame prático de uma delas, mas por razões variadas, não consegue concluir a outra categoria. Nestes casos, uma alternativa pode ser a desistência de categoria que pode ser requerida no CFC (Centro de Formação de Condutores) ou protocolada junto ao Departamento.

Demanda represada

“Por enquanto estamos conseguindo atender os agendamentos de forma tranquila, e ainda não houve necessidade de atendimentos extras. Mas nossa orientação é que os candidatos que estão com processo em andamento e que tenham interesse em concluir, procurem o seu CFC, se programem e aproveitem que ainda existe tempo hábil para conclusão”, diz.

Os candidatos também podem consultar o roteiro dos exames no site. Nos seis primeiros meses de 2024 foram emitidas 15.733 CNHs decorrentes de processos de primeira habilitação.

A última decisão do Contran, não contempla os cidadãos que começaram o processo de primeira habilitação a partir de 1º de janeiro de 2024. Para estes, o prazo para conclusão permanece sendo de 12 meses, a contar da data do protocolo.