Pular para o conteúdo
Cotidiano

MS tem duas das três cidades mais quentes do país e está sob alerta de ‘grande perigo’

Coxim e Água Clara são destaque nacional por conta do calor
Clayton Neves -
tempo calor sol midiamax (1)
(Arquivo, Midiamax)

Nas últimas 24 horas, Coxim e ocuparam, respectivamente, o segundo e terceiro lugar no ranking de cidades mais quentes do Brasil. Com temperaturas de 41°C e 40,7°C, os municípios ficaram atrás somente de Cuiabá, onde os termômetros registraram 41,2°C.

Em meio às altas temperaturas, agravadas pela baixa umidade do ar, Mato Grosso do Sul tem os 79 municípios inseridos em três alertas emitidos pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Segundo especialistas, os avisos meteorológicos, de onda de calor e baixa umidade, apresentam graus de perigo e grande perigo. 

Na maior parte do Estado, o clima desértico fica ainda pior com o acúmulo de fumaça dos incêndios florestais. “Na imagem do satélite meteorológico, observa-se condições de muita fumaça, deixando o céu acinzentado em diversas regiões do país, inclusive, Mato Grosso do Sul. Uma frente fria, que avançou pelo oceano Atlântico, favorece maior transporte de fumaça em direção ao Estado”, pontua informativo do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). 

Na estação QualiAR da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), o índice de qualidade do ar encontra-se “Muito Ruim” para .

O Cemtec destaca ainda a possibilidade de chuvas em Mato Grosso do Sul entre sábado (14) e domingo (15), com destaque para a metade sul do Estado. “Podem ocorrer chuvas acompanhadas de raios”, finaliza. 

Bolívia em emergência nacional

A situação do ar piorou na região de Corumbá por causa da Bolívia, que atravessa uma crise climática devido aos incêndios florestais, o que levou o governo a declarar “emergência nacional” pelos efeitos negativos na qualidade do ar, um problema que se estende a outros países da região, como Brasil e Paraguai.

O Laboratório de Física Atmosférica da UMSA (Universidad Mayor de San Andrés), em La Paz, alertou que os incêndios estão gerando uma “catástrofe ambiental” com graves impactos na fauna, flora e na saúde da população.

De acordo com o relatório da UMSA, a fumaça acumulada na atmosfera pode inibir a chegada das chuvas, criando um “círculo vicioso” que prolonga as condições de baixa qualidade do ar. As queimadas, concentradas no leste do país, já afetaram mais de 4 milhões de hectares, segundo fundações privadas, como a Tierra. No entanto, o governo estima o total em cerca de 3,8 milhões de hectares.

Nos últimos dias, cidades como Santa Cruz, Cochabamba, La Paz e Cobija foram cobertas por uma densa camada de fumaça, levando as autoridades a alertar sobre os efeitos prejudiciais à saúde pública.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Brasil goleia Uruguai por 5 a 1 e garante vaga na final da Copa América e Olimpíadas 2028

Grêmio vence o Fortaleza com 2 gols e reage no Brasileirão

Tsunami atinge Rússia após terremoto e alertas chegam ao Japão, EUA, Chile e Equador

MC Livinho sofre acidente de moto, perfura pulmão e é internado em UTI em São Paulo

Notícias mais lidas agora

Amante diz que jogou corpo de mulher em vala em Terenos após entrar em surto

VÍDEO: Comitiva brasileira entrega cartas mostrando o que os EUA perdem com tarifaço de Trump

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

Botafogo abre vantagem sobre o Red Bull Bragantino com vitória de 2 a 0

Últimas Notícias

Política

Pressão dos EUA sobre petróleo russo domina agenda com senadores brasileiros

Do MS, Nelsinho Trad e Tereza Cristina destacam engajamento bipartidário e avanço técnico nas negociações em Washington

Polícia

Atentado a tiros na fronteira tinha brasileiro como alvo

Pistoleiros se passaram por agentes da polícia paraguaia

Polícia

‘Ele é quem sofria agressões’: mulher é indiciada por falsa denúncia de violência doméstica

Relacionamento teria terminado porque mulher traía companheiro na casa da família, quando ele e a filha do casal estavam ausentes

Cotidiano

Mega-Sena acumula e duas apostas de MS levam R$ 67 mil da quina

Prêmio estimado para próximo sorteio é de R$ 76 mil