MS completa quase uma semana sob alerta de perigo vermelho para onda de calor e tempo seco

As temperaturas estão 5°C acima da média histórica e a umidade do ar está abaixo dos 12%

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Tempo – Alicce Rodrigues

Em meio à seca histórica que prevalece no país e em Mato Grosso do Sul, o Estado já completa quase uma semana sob alerta vermelho de grande perigo para onda de calor e tempo extremamente seco. Nesta sexta-feira (13), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou esses alertas, os quais são os de maior escala classificada pelo órgão, sendo os piores índices registrados nas últimas semanas.

Logo, as temperaturas estão 5°C acima da média histórica, em toda a extensão de Mato Grosso do Sul. Além disso, a umidade do ar está extremamento baixa, abaixo dos 12%, considerada um risco para a saúde e para o meio ambiente. Confira no mapa:

Reprodução Inmet

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a umidade do ar ideal para a saúde dos seres humanos deve estar entre 50 e 60%. Por isso, quando o índice fica entre 21% e 30%, já é decretado o estado de atenção. Logo, com os índices na faixa de 12% para baixo, a população deve tomar mais cuidados.

Previsão do tempo

Com avanço da frente fria em Mato Grosso do Sul, a fumaça que prevalece em MS terá ainda mais intensidade nesta sexta-feira (13). As temperaturas devem chegar a 40°C, com registro de baixa umidade do ar.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), há aumento de nebulosidade e possibilidade de chuva na região extremo sul e sul do Estado.

Nessas regiões que têm possibilidade de chuva juntamente com aumento de nebulosidade, deverá ocorrer uma queda das temperaturas. Assim, as máximas previstas ficam na faixa de 24 a 25°C na região sul.

Nas demais regiões, as temperaturas ainda seguem elevadas, porém apresentam uma leve redução quando comparadas aos últimos dias, com exceção das regiões norte e bolsão que têm previsão de temperaturas próximas de 38 a 39°C e baixos valores de umidade relativa do ar.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Conteúdos relacionados

grávida
corumbá