Pular para o conteúdo
Cotidiano

Moradores reivindicam doação de terreno para construção de praça no bairro Costa Verde

Terreno que seria utilizado para lazer deve receber nova construção do Minha Casa, Minha Vida
Karina Campos, Valesca Consolaro -
Moradores protestaram com cartazes durante a sessão (Valesca Consolaro, Midiamax)

Um terreno que estaria destinado à construção de uma praça pública e que agora deve ser utilizado para um projeto habitacional do programa Minha Casa, Minha Vida gerou protestos dos moradores do bairro Costa Verde, próximo ao Estrela do Sul, em .

Na sessão da manhã desta terça-feira (9), os moradores se reuniram na Câmara Municipal para expressar a insatisfação, alegando falta de transparência no repasse do espaço para a iniciativa privada, que teria sido feito com a aprovação dos vereadores. Em março, a vereadora Luiza Ribeiro (PT) apresentou um projeto de lei visando revogar a doação do terreno, conforme estipulado na Lei nº 6.815, de 13 de abril de 2022.

Rogério Romero, de 37 anos, morador do bairro, criticou a falta de transparência no processo. “A própria população, há mais de 20 anos, limpou o terreno e fez várias vaquinhas para a máquina. Nós construímos um campo de futebol, plantamos mais de 100 mudas nativas e a prefeitura arrancou todas. Nunca atendeu nossos inúmeros pedidos para limpar a área e estruturá-la. Defendemos que essa área seja preservada como pública, não apenas como uma praça, mas hoje nós temos necessidade de uma Emei e estruturas de saúde, pois não há outro equipamento no bairro para atender às nossas necessidades”.

Segundo o morador, houve negociações com os vereadores para reconsiderar a destinação do terreno, localizado entre as Ruas Cebolinha, do Horácio, do Cascão e da Pipa.

“Alguns vereadores reconhecem o erro, que os requisitos legais não foram observados, mas afirmam que, como a verba já está depositada em conta para a construção, não veem muita alternativa. No entanto, com o projeto de lei, existe a possibilidade de revogação. Entramos com uma ação judicial na . Eu, como pessoa pública, e o vereador André Luiz também, para suspender o processo licitatório e começarmos a discutir a destinação do terreno”.

Em nota, a Emha (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários) informa que foram estabelecidos critérios essenciais para orientar a seleção da área que receberá o empreendimento denominado Loteamento Costa Verde, de modo a evitar a indicação de áreas distantes, sem acesso à infraestrutura e equipamentos urbanos. Além de assegurar escolas, unidades de saúde, CCI (Centro de Convivência do Idoso) e (Centro de Referência de ) naquela região, que são elementos fundamentais do projeto. Adicionalmente, uma área foi reservada para a construção de uma praça nas proximidades.

“A Agência informa também que a proposta selecionada e classificada para a construção das 128 unidades habitacionais no Loteamento Costa Verde foi da empresa ENGEPAR Engenharia e Participações Ltda. Este projeto, financiado pelo PMCMV (Programa Minha Casa Minha Vida), tem como objetivo atender às necessidades da Faixa 1 do programa, voltada para famílias com renda de até R$ 2.640,00. A construção destas moradias, juntamente com outros empreendimentos habitacionais, reflete o compromisso do município em proporcionar habitação digna para as famílias de baixa renda”. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Promotoria vai acompanhar mudança de unidade psiquiátrica para “puxadinho” de CAPS na Capital

Justiça ouvirá influenciador que atropelou noivo no dia do casamento

Está na lista? Prefeitura divulga resultado de seleção com 226 vagas nas áreas da saúde e direito

onça que matou caseiro batizada nome

Em seu novo lar, onça que devorou caseiro é batizada com nome ‘de peso’

Notícias mais lidas agora

VÍDEO: PF mira fraudes de mais de R$ 20 milhões em contratos da educação em MS

cedraz ministro tcu

Ministro do TCU destaca incertezas em proposta de leilão da BR-163 e histórico falho da CCR

Prefeita Adriane Lopes

Com voto do relator pela absolvição, julgamento da chapa de Adriane fica para semana que vem

Com 235 esperando vaga, público vacinado não chega a 50% em Campo Grande

Últimas Notícias

Transparência

Promotoria mira eficiência da busca ativa escolar em Aparecida do Taboado

A medida busca assegurar que a promessa de enfrentamento à evasão escolar com foco nos alunos da rede de ensino fundamental.

MidiaMAIS

Após meses de ‘encontros, prosas e produção’, voluntárias entregam 1.340 peças de inverno

Projeto completa 25 anos este ano e, não só aquece, como leva carinho para crianças e idosos

Cotidiano

Previsão de tempestade deixa 11 cidades de MS em alerta; confira

A previsão indica tempestades entre 20 e 30 mm e ventos intensos até 60 km/h

Famosos

Jojo Todynho desiste de adoção de menino angolano: ‘Não tive coragem’

Jojo Todynho pegou os fãs de surpresa ao revelar que desistiu da adoção de Francisco, menino que conheceu na Angola; entenda o que rolou