Miranda decreta situação de emergência após mais de 465 mil hectares de vegetação devastados pelo fogo
Queimadas atingem propriedades rurais e suas reservas florestais, principalmente as fazendas Caiman, Baía Bonita e Carrapatinho
Liana Feitosa –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A cidade de Miranda, a 207 km de Campo Grande, declarou situação de emergência devido aos incêndios florestais que atingem a região. O decreto foi publicado no Diário Oficial do município desta segunda-feira (5).
“Declara situação de emergência em partes das áreas urbana e rural do município de Miranda/MS, afetadas em decorrência de desastre ocasionado incêndio florestal”, diz trecho do texto. Ao todo, contabiliza-se 465.352 hectares atingidos pelo fogo.
Para a decisão, a prefeitura se baseou na Cobrade (Classificação e Codificação Brasileira de Desastres) n° 14132, que se refere à “propagação de fogo sem controle, em qualquer tipo de vegetação que não se encontre em áreas sob proteção legal, acarretando queda da qualidade do ar.”
Segundo o decreto, a devastação atinge a rodovia MS-339, área rural na margem da rodovia BR-262, além de matas ciliares e reservas florestais das aldeias Morrinho, Moreira, cachoeirinha, Babaçu, Passarinho, Lalima, Mãe Terra, Argola.
Além disso, as queimadas também atingem propriedades rurais e suas reservas florestais, principalmente as fazendas Caiman, Baía Bonita, Carrapatinho, assim como os assentamentos Tupambaê e Bandeirantes, e matas ciliares do Rio Miranda.
Ações de combate
Com o decreto, a prefeitura fica autorizada a mobilizar órgãos municipais para atuarem nas ações de resposta ao desastre, e reabilitação do cenário e reconstrução, com a Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Assistência Social.
O município também fica autorizado a convocar voluntários para reforçar essas medidas e campanhas de arrecadação de recursos com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada.
O decreto ainda permite que a licitação de contratos de aquisição de bens necessários às ações de resposta, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres, seja dispensável.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
Notícias mais lidas agora
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
- Convidado alterado perturba mulheres em festa de campanha da OAB-MS e caso vai parar na delegacia
Últimas Notícias
‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
Fim da polêmica? Nora diz que sogra ‘sabe bem’ o motivo pelo qual não foi convidada para casamento do filho em Campo Grande
‘Passamos bem’, tranquiliza prefeito de Sonora após sofrer acidente na BR-163
Ele afirmou que apesar do susto o casal está fora de perigo.
Matrículas abertas para 7 mil vagas na educação infantil da rede municipal de Campo Grande
Os alunos novos devem ser matriculados pelo site matricula.campogrande.ms.gov.br
SED-MS investe mais de R$ 8,7 milhões na aquisição de kits escolares
Contrato foi publicado na edição desta quinta-feira (21) do DOE-MS
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.