Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mesmo com licenciamento em dia, proprietária de veículo é multada pelo Detran-MS por documento vencido

Mulher recorreu da multa, mas Detran-MS manteve a cobrança, alegando estar em conformidade com a legislação
Osvaldo Sato -
Foto Ilustrativa (Marcos Ermínio, Midiamax)

Segundo o CTB (Código de Brasileiro), conduzir um veículo não licenciado configura infração gravíssima, sob pena de multa e perda de pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Entretanto, o que fazer quando o próprio Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) não dá baixa no pagamento da taxa e o condutor recebe multa por porte de documento vencido?

Essa foi a pergunta feita por Antônia de Fátima de Freitas Reis Ávalos, de 65 anos, residente em e que entrou em contato com o Jornal Midiamax relatando sua história.

Ela é proprietária de um veículo Ford Ka, com placa de número final 0, que deveria no ano de 2023 efetuar o pagamento da taxa de licenciamento até o final do mês de outubro – o que foi feito no dia dez daquele mês.

Acontece que o pagamento não foi baixado no sistema do Detran-MS e, no dia 31 de janeiro deste ano, ela foi multada pelas autoridades policiais. Com a multa em mãos, buscou no posto de atendimento do Detran uma solução. Lá obteve orientação para que pagasse e recorresse, mas que dificilmente iria obter sucesso no recurso.

Deste modo, recorreu e, como prenunciado, seu recurso não foi aceito. “Isso porque no dia da aplicação da multa, o licenciamento estava pago, no dia 10 de outubro”, esclareceu. “Além disso, o Detran recolheu a notificação da multa quando fui atendida”, reclamou.

A reportagem entrou em contato com o Detran, para que emitisse um posicionamento quanto à questão. Em nota, o departamento explica que, na primeira fase – aceita como defesa prévia -, ficou verificado que a autuação teria sido feita conforme a legislação vigente e que estaria em conformidade com o Art. 230, V do Código de Trânsito Brasileiro.

“Na segunda fase o recurso é encaminhado para a JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infração) aí sim, deve ser analisada as provas inclusas no recurso apresentado. Em caso de indeferimento na JARI, o infrator ainda tem como recorrer ao CETRAN (Conselho Estadual de Trânsito)”, explica a nota.

O Detran-MS orienta que após o pagamento da guia de licenciamento, o proprietário do veículo deve verificar se o documento (CRLV) foi atualizado no aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito) ou procurar uma agência para emitir o novo documento. Ressalta ainda que é obrigação do proprietário verificar a validade da documentação, tanto pessoal (CNH) quanto do veículo (CRLV).

Licenciamento Veicular

O Detran publica anualmente um calendário para pagamento e licenciamento de veículos. Além do licenciamento, proprietários devem recolher anualmente o (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

O licenciamento é basicamente uma autorização para que seu veículo possa continuar a trafegar pelas ruas e estradas livremente. É um documento de porte obrigatório e deve ser apresentado à autoridade de trânsito sempre que solicitado.

A data de vencimento varia de acordo com o dígito final da placa do veículo. O licenciamento pode ser pago em qualquer Agência do Departamento ou na rede bancária credenciada: Banco do , Caixa Econômica Federal, Bradesco, Casas Lotéricas e Rede Pague Fácil.

O motorista flagrado circulando com veículo não licenciado comete uma infração gravíssima. O art. 230 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) prevê aplicação de multa de R$ 293,47. Além disso, a infração não está amparada pelo art. 270 do CTB, que dá um prazo máximo de 30 dias para que regularize e se apresente à unidade responsável, sendo autuado no mesmo momento.

Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma , flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax? Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.

Acompanhe nossas atualizações no Facebook, Instagram e Tiktok

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
mãe de carlo acutis campo grande

Mãe do beato Carlo Acutis quer vir para Campo Grande conhecer o lugar onde tudo começou

Reviravolta: Advogado processa fazendeiro que denunciou desembargador do TJMS ao CNJ

Chuva provoca queda de árvore de grande porte, atinge carro e interdita avenida de Dourados

“Não paguei de pirraça e não vou pagar”, diz cliente acusada de dar golpe em salão de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Detran-MS reajusta contratos e pagará R$ 44,6 milhões à empresa investigada pela PF

Taxas de Trump devem impactar mais de 50 produtos de Mato Grosso do Sul

VÍDEO: Caminhonete foi flagrada em alta velocidade antes de bater contra árvore em Campo Grande

Ex-Fazenda Lidi Lisboa termina namoro e desiste do Power Couple Brasil

Últimas Notícias

Cotidiano

Com média de 500 entregas diárias, Remédio em Casa distribuiu 29 mil medicamentos em 2025

Qualquer cidadão pode participar do programa, desde que atenda aos requisitos necessários

Polícia

Revista vexatória proibida pelo STF não existe em MS desde 2018, afirma Agepen

A revista vexatória foi proibida nesta quarta-feira (2)

Transparência

STJ decide se operação por corrupção em Terenos será julgada em Campo Grande

TJMS havia negado voltar ação penal para interior

Cotidiano

Mais de 350 tomam vacina da gripe no 1° dia de drive na 14 de julho

Vacinação no Quartel dos Bombeiros acontece os sete dias da semana; confira horários