Pular para o conteúdo
Cotidiano

Menos de 24 horas após ser finalizado, mural é pichado em viaduto da Avenida Ceará

O mural levou quatro dias para ficar pronto, mas amanheceu pichado neste sábado
Lethycia Anjos -
Mural após pichação
Mural após pichação (Alicce Rodrigues, Midiamax)

Em menos de 24 horas após sua finalização, o novo mural localizado no viaduto Pedro Chaves dos Santos, no cruzamento da Rua Ceará com a Avenida Ricardo Brandão, amanheceu pichado na madrugada deste sábado (28), em .

A obra, que retrata um tatu-canastra ao lado de um tamanduá-bandeira, pintada por um artista de , a convite do ICAS (Instituto de Conservação de Animais Silvestres), levou cerca de quatro dias para sua conclusão.

Mural após pichação
Mural após pichação (Alicce Rodrigues, Midiamax)

Em nota de repúdio, o Instituto lamentou o ocorrido e destacou que o mural tinha o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da preservação dessas duas espécies ameaçadas de extinção.

“A obra finalizou no dia 27 de setembro, mas, infelizmente, nesta madrugada, o mural, realizado com a devida autorização do órgão responsável, Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), amanheceu intencionalmente danificado”, diz a nota.

‘Valorizamos o movimento de arte urbana’

A pichação teria ocorrido como forma de resposta após o mural cobrir as pichações anteriores. Contudo, o ICAS comprovou por meio de imagens que o local disponibilizado já estava pintado de cinza antes do mural iniciar. O instituto ressaltou que respeita e valoriza o movimento de arte urbana e afirmou que, em nenhum momento, teve a intenção de sobrepor ou apagar a história de artistas locais.

Para evitar problemas, o instituto entrou em contato com a Sectur e apresentou a proposta do mural. Assim, a Secretaria, juntamente com sua equipe, indicou os melhores locais para a realização da obra. “A prefeitura nos cedeu o espaço e concedeu a autorização para a realização do grafite”, esclareceu.

Mural antes da pichação
Mural antes da pichação (Divulgação, ICAS)

Além disso, o Instituto explicou que a gestão municipal já havia demonstrado a intenção de revitalizar o local, razão pela qual a própria prefeitura cobriu a parede com tinta cinza.

“Quando fomos solicitar a autorização e pedir um local, esclarecemos para eles que precisaríamos de um local limpo e sem pichações. Pedimos isso justamente em respeito a esta conduta entre artistas de ruas de ‘não atropelar’ ninguém”, afirmou o ICAS.

Mural do tatu-canastra
Local antes de receber o mural e após ser pintado pela Sectur (Divulgação, ICAS)

‘Estamos profundamente tristes’

O Instituto reiterou seu repúdio ao ato que considera vandalismo e destacou que o artista escolhido tem um trabalho associado à conservação do tatu-canastra.

“Estamos profundamente tristes com toda essa situação e reafirmamos nosso compromisso com o diálogo e a construção conjunta de soluções. Estamos dispostos a trabalhar de forma colaborativa com todos os artistas e agentes culturais para fortalecer a cultura local e preservar nossa rica biodiversidade”, finaliza a nota.

As imagens do mural pichado também estão divulgadas pelo perfil ‘Campão Graffiti’. Na publicação, a página informou que as imagens chegaram de forma anônima.

“Recebemos essa mensagem hoje às 05 h da manhã anônima e como nossa página é democrática vamos divulgar o que acontece em Campo Grande. O perfil não apoia o vandalismo, mas também não ficamos parados”, disse.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Empresa têxtil

Empresa têxtil abre 150 vagas de emprego em Campo Grande

goleiro bruno abandona futebol

Goleiro Bruno abandona futebol e segue nova carreira secreta

Morre em SP Amado Moura, fisiculturista de Três Lagoas

Adolescente é ferido por tiro ao deixar arma cair durante manejo de carneiros em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Conselheiro afastado do TCE-MS, Iran pode ter bens penhorados por dívida de IPTU

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

lula veto

Lula veta aumento no número de deputados na Câmara

Últimas Notícias

Cotidiano

Antes de taxação do Trump, Brasil fecha junho com recorde de exportação de carne bovina

Para o Governo do Estado, a suspensão da exportação de carne bovina aos EUA pode baratear o preço do alimento em MS

MidiaMAIS

Reforma no Monumento dos Tuiuiús é concluída e terá novidade em Campo Grande

Mudança foi proposta por construtora e aceita pelo artista plástico responsáveil pela obra

Famosos

Sertanejo Luciano Rocha morre após passar mal durante show em SC

Luciano Rocha se apresentava com o Grupo Som Baileiro quando começou a sentir dores e precisou ser levado ao hospital às pressas; entenda

Cotidiano

MS recebe 50 mil doses da nova vacina contra meningite

O estado contabiliza 73 notificações da doença em 2025, sendo 35% entre crianças de 0 a 11 anos