Medicina lidera preferência entre os 17,5 mil candidatos inscritos ao Passe UFMS

Neste ano, o tema da redação abordou os desafios do Ensino a Distância

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Passe UFMS
Passe UFMS (Helder Carvalho, Midiamax)

Com a aplicação das provas em 9 cidades de Mato Grosso do Sul, mais de 17 mil candidatos participaram do Passe (Programa de Avaliação Seriada) da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) neste domingo (8). Assim como em anos anteriores, o curso de medicina liderou a preferência entre os candidatos.

Em coletiva realizada na manhã deste domingo, Anderson Viçoso de Araújo, presidente da comissão do vestibular e Passe da UFMS, destacou que, ao todo, 17.500 candidatos se inscreveram para o exame. A Etapa 1, destinada aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio, teve o maior número de inscritos, cerca de 7 mil.

Embora o curso mais procurado na UFMS continue sendo Medicina, Anderson observou uma mudança neste ano. “Medicina sempre lidera a preferência, mas notamos um aumento significativo na procura por Direito, que agora ocupa a segunda posição, superando até mesmo o curso de Medicina em Três Lagoas”, explicou.

Passe 2024

O Passe consiste em um processo seletivo que avalia o aprendizado dos candidatos ao final de cada ano do Ensino Médio e abre a oportunidade para ingressar em um dos cursos da UFMS. Neste ano, os candidatos disputam vagas em 130 cursos de graduação.

Além de Campo Grande, as provas ocorrem em Aquidauana, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas, e na cidade de Dourados. Vale lembrar que o Vestibular UFMS ocorreu no último domingo (1º).

Passe UFMS
Anderson Viçoso de Araújo (Helder Carvalho, Midiamax)

Para o presidente, o Passe é uma forma de democratizar o acesso ao Ensino Superior, uma vez que os estudantes podem concentrar os estudos no conteúdo aprendido durante o ano letivo, conforme o ano escolar em que estão.

“O Passe é um processo seletivo muito democrático, pois permite que os estudantes foquem apenas no conteúdo do ano em que estão. No 1º ano, eles fazem a prova com base no conteúdo daquele ano, e assim por diante. A única diferença é que, no 3º ano, entra a redação”, concluiu.

Redação abordou desafios do Ensino a Distância

As provas consistem em 60 questões objetivas de múltipla escolha. Já a redação é aplicada exclusivamente aos candidatos da terceira etapa, que cursam o 3° ano do Ensino Médio. Conforme a Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), neste ano, o tema da redação abordou o tema: “Ensino a Distância (EAD): entre os problemas enfrentados na modalidade e a importância do acesso à educação”.

UFMS
Passe UFMS (Helder Carvalho, Midiamax)

Apesar de os portões terem sido abertos com uma hora de antecedência, como de praxe, alguns candidatos se atrasaram e não puderam realizar a prova. Anderson ressaltou que há toda uma logística nos dias de prova para garantir que os candidatos cheguem a tempo.

“O movimento diminui nos últimos 10 minutos, e a maioria consegue entrar, mas sempre há alguns que se atrasam. Sabemos que o atraso é uma questão individual, e cada candidato enfrenta suas próprias dificuldades.”

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados