O calor predomina em nesta segunda-feira (5), apesar da chance de chuvas isoladas. A temperatura máxima alcança 38°C, principalmente nas regiões sul, sudoeste e sudeste do Estado.

Conforme o (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o dia terá sol e variação de nebulosidade, porém, devido à combinação de calor e umidade, são esperadas pancadas de chuvas típicas de verão.

“Onde chove em uma cidade ou bairro e na cidade ou bairro vizinho, não passa de aumento de nebulosidade. Essas instabilidades atmosféricas ocorrem devido ao aquecimento diurno e a disponibilidade de umidade”, explica a meteorologista e a coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes.

A previsão indica que entre esta segunda e quinta-feira (8), há maior probabilidade de na região central, norte, bolsão e pantaneira. Enquanto ao sul, sudoeste e sudeste enfrentam altas temperaturas que chegam a 38°C, além de baixos valores de umidade relativa do ar, entre 20 e 45%, devido à atuação de uma circulação anticiclônica, e mesmo assim, não estão descartadas pancadas de chuvas e tempestades isoladas.

Campo Grande começa o dia com mínima de 21°C e máxima de 32°C. Nas regiões sul e leste estão previstas temperaturas mínimas entre 21°C e 24°C e máximas de até 38°C. Para as regiões norte, bolsão e pantaneira, as mínimas devem ser entre 21°C e 24°C e a máxima de até 34°C. Para a região sudoeste, as mínimas ficam entre 25°C e 26°C e máxima de até 38°C.

Ainda segundo o monitoramento, os ventos atuam entre o quadrante norte e leste com valores entre 30 km/h e 50 km/h e pontualmente podem ocorrer rajadas de vento acima de 50 km/h.