Mato Grosso do Sul já emitiu mais de 244 mil novos RGs, mas abstenção chega a 30%
A primeira via do documento é gratuita e pode ser obtida até 2032
Layane Costa –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Mais de 244 mil novas CINs (Carteira de Identidade Nacional), popularmente conhecida como o ‘novo RG’, foram emitidas até o momento em Mato Grosso do Sul, conforme a Polícia Científica. Contudo, muitas pessoas agendaram e ainda não compareceram para realizar os trâmites da documentação.
Os dados apontam que 244.511 mil sul-mato-grossenses já estão com o novo documento de identificação. Conforme a Polícia Científica, foi observado um aumento significativo no número de emissões mensais, ultrapassando a marca de 30 mil documentos emitidos por mês.
Entretanto, muitas pessoas ainda agendam uma data e horário para realizar a emissão do novo RG, mas acabam não comparecendo, o que resulta em uma abstenção de cerca de 30%.
O ‘Novo RG’ promete facilitar a vida dos cidadãos, pois outros documentos essenciais estão sendo inseridos, como a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e até a descrição de doenças, como a condição de doador de medula.
A primeira via do documento é gratuita e pode ser obtida até 2032. Contudo, assim como o RG, a CIN terá prazo de validade: cinco anos para crianças de 0 a 5 anos e 10 anos para pessoas de 12 a 59 anos. Para os idosos acima de 60 anos, a validade é indeterminada.
Como tirar o novo RG em Mato Grosso do Sul?
- Acesse o site http://servicos.sejusp.ms.gov.br/;
- Clique em 1ª ou 2ª via (qualquer uma das opções abrirá o agendamento);
- Escolha o endereço do posto de identificação mais perto de você;
- Selecione o dia e horário;
- Preencha os campos obrigatórios;
- Digite os caracteres de segurança.
Uma confirmação de agendamento será enviada para o e-mail. No dia agendado, o cidadão precisa levar os documentos de CPF e certidão de nascimento ou casamento (ou divórcio). Outros documentos opcionais são: Certidão de Naturalização, NIS, PIS, PASEP, tipagem sanguínea e título de eleitor.
Versões física e digital
A CIN será emitida em duas versões: física e digital, que possuem o mesmo layout e segurança. A versão física, em papel ou em policarbonato, atende aos que não possuem acesso à internet, smartphones ou computadores. Já o documento em formato digital é obtido por meio do aplicativo GOV.BR, mas somente após a emissão da carteira física.
Para verificar a autenticidade do documento, a nova identidade contará com um QR Code, que poderá ser lido por qualquer cidadão e vai permitir checar se a identidade é autêntica e se foi furtada ou extraviada.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
Notícias mais lidas agora
- ‘Parte de mim também morreu’: A 5 dias de júri por morte de Sophia, pai fala sobre a dor da ausência da menina
- Justiça marca audiência em ação que aponta fraude em contratação 3 vezes mais cara feita por Reinaldo
- Operação mira grupo liderado por ‘Sapo’, um dia após transferência para Presídio Federal de MS
- Mulher é detida após perturbar idoso de 90 anos por dívida de R$ 20 de programa sexual em MS
Últimas Notícias
Mulher é presa em Campo Grande com 237 kg de pasta base de cocaína escondidos em quarto
Além da droga, policiais apreenderam cilindros e pneus, possivelmente, usados para esconder entorpecentes
Internado, Jorge Aragão vai passar por cirurgia: “Tenho que tirar”
Jorge Aragão está internado em um hospital do Rio de Janeiro desde a última quinta-feira (28); agora, ele precisará passar por uma cirurgia
Projeto de deputado de MS que acaba com feriados está parado no Congresso desde março
Proposta de Pollon é parecida com projeto apresentado por Beto Pereira em 2019, que muda datadas de feriados em dia útil
Ventos fortes derrubam árvore e causam curto-circuito em poste no Parque dos Novos Estados
Pancadas de chuvas isoladas foram registradas em diversos bairros de Campo Grande
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.