Mato Grosso do Sul iniciou o ano com 62 casos prováveis de dengue, distribuídos em 16 cidades. De acordo com o boletim da SES (Secretaria Estadual de Saúde), sobre a primeira semana epidemiológica de 2024, foram confirmados 3 casos da doença, sendo dois em Dourados e um em Sete Quedas. 

Os casos prováveis incluem os que estão em investigação, os confirmados e ignorados. Não são considerados os casos descartados. Além disso, não foram registradas mortes provocadas pela dengue na última semana. 

A situação mais grave é no município de Laguna Carapã, a 237 km de Campo Grande, que iniciou o ano no nível de média incidência para a dengue. Já foram registrados 9 casos prováveis, colocando a cidade de 6.799 habitantes em uma taxa de 132,4 casos a cada 100 mil moradores. 

As outras 15 cidades estão no nível de baixa incidência. Campo Grande não registrou, até o momento, nenhum caso provável ou confirmado para a dengue. 

Quase um terço dos casos prováveis foram em pessoas jovens. A faixa etária de 20 a 29 anos concentra 30,77% dos registros. 

Vacinação

Dourados, onde foram confirmados dois casos positivos para a dengue na última semana, foi a primeira cidade do país a ter a vacinação contra a doença pela rede pública de saúde. A imunização nos postos iniciou na última quarta-feira (3) e pretende vacinar pessoas com idade entre 4 a 59 anos.