Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mato Grosso do Sul tem onda de calor e fim de semana deve ser de altas temperaturas

Onda de calor em pleno inverno deve ser intensificada pela umidade do ar em nível crítico
Priscilla Peres -
(Foto: Ana Laura Menegat/ Jornal Midiamax)

Mato Grosso do Sul está oficialmente em uma onda de calor. Isso significa que desta sexta-feira (16) até segunda-feira (19), os dias devem ser de muito calor, em pleno inverno. Além disso, a umidade relativa do ar na casa dos 10% forma um cenário de deserto no Estado.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de perigo potencial para onda de calor, iniciando ao meio-dia desta sexta-feira (16) até meio-dia de segunda-feira (19). Na prática, significa que nesses dias a temperatura deve ficar até 5°C acima da média.

Importante lembrar que estamos no inverno, período em que as temperaturas deveriam estar mais baixas. Essa onda de calor pode não bater recordes de temperaturas máximas, considerando o período, mas deve ser intensificada pela estiagem.

Nos próximos dias, a entrada de uma nova massa de ar quente vai reforçar ainda mais esse cenário de tempo seco, fazendo com que a umidade siga caindo abaixo dos 20% e Mato Grosso do Sul está entre as áreas mais afetadas.

Previsão do tempo

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a umidade do ar varia de 10 a 20%, portanto, a principal recomendação é ingerir bastante água, evitar exposição ao sol e jamais atear fogo em matagal.

Campo Grande amanhece com mínima de 22°C e atinge 37°C à tarde. Os termômetros em marcam 16°C inicialmente e chegam aos 37°C. Na fronteira com o Paraguai, Ponta Porã tem mínima de 20°C e máxima de 34°C. Em Anaurilândia, na região leste, a mínima é de 16°C e a máxima de 35°C.

Em , no Bolsão, os valores variam entre 18°C e 36°C; Três Lagoas, na mesma região, tem mínima de 16°C e máxima de 36°C. No norte do Estado, as temperaturas em Coxim iniciam em 18°C e sobem até 38°C.

Na região sudoeste, Porto Murtinho tem mínima de 23°C e máxima de 38°C. No Pantanal, Corumbá apresenta variação entre 23°C e 38°C, já Aquidauana tem 20°C pela manhã e chega aos 39°C nos horários mais quentes, registrando a temperatura mais alta do dia.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Lula diz que Papa foi o ‘mais brasileiro dos argentinos’ e planeja viagem a Roma para velório

Homem negocia com suposta garota de programa e é ameaçado em nome do PCC

“Imparável”: Confederação Brasileira exalta atleta campo-grandense classificada para o Mundial

Polícia Ambiental mantém buscas por caseiro atacado por onça no Pantanal

Notícias mais lidas agora

Vaticano divulga que Papa Francisco morreu por AVC e insuficiência cardíaca

Canonização de Carlo Acutis só ocorrerá após nomeação de novo Papa

Paróquia de Campo Grande que recebeu bençãos do Papa Francisco monta altar com homenagem

VÍDEO: Aposentos de Papa Francisco são selados no Vaticano

Últimas Notícias

Polícia

Esquadrão Anti-bombas do Bope chega à Corumbá depois de artefato ser encontrado

Segundo testemunhas, artefato se assemelha à um morteiro e estava dentro de uma caixa de madeira

Cotidiano

Número de sócio do Papa Francisco no San Lorenzo coincidem com idade e horário de morte

Fã de futebol, Papa Francisco era o sócio 88235 do clube argentino. Ele morreu nesta segunda-feira, aos 88 anos, as 2h35 (horário na Argentina)

Política

Direto da UTI, Bolsonaro dá entrevista e reafirma que está enfrentando um julgamento político

Esta foi sua primeira aparição pública após a sexta cirurgia abdominal. Ele negou veementemente as acusações de tentativa de golpe

Esportes

Rebeca Andrade entra para a história como a primeira mulher brasileira a conquistar o Laureus

O prêmio no Laureus World Sports Awards é considerado o "Oscar do Esporte". A cerimônia foi realizada nesta segunda-feira (21), no luxuoso Salão de Cristal do Palácio de Cibeles, na capital espanhola