Mato Grosso do Sul continua sob alerta de clima seco neste domingo (23). O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de baixa umidade relativa do ar de perigo potencial para o Estado. 

De acordo com o alerta, o índice deve ficar entre 20% e 30% neste domingo. Mato Grosso do Sul tem 27 cidades na lista dos municípios brasileiros com as menores umidades relativas do ar registradas neste sábado (22). 

Três Lagoas ficou com o 4º menor índice de umidade do ar no País, com 22%. Coxim e Paranaíba ficaram no 7º e 9º lugares, respectivamente, com índice de 23% e, Bataguassu, no 12º lugar, com 24%.

Na última quinta-feira, dia 20, várias cidades de Mato Grosso do Sul registrara, pela terceira vez consecutiva, umidade relativa do ar de 16%.

A lista, divulgada pelo Inmet, colocou Paranaíba e Água Clara na 4ª e 6ª posição do ranking, respectivamente, perdendo lugar apenas para o Estado de São Paulo. Também estão na lista: Três Lagoas, Coxim, Aquidauana e Campo Grande.

Ainda segundo a meteorologia, não há previsão de chuva para Mato Grosso do Sul para os próximos dias. 

Prognóstico para os próximos meses

Segundo prognóstico meteorológico do Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo de Clima de MS), o inverno, que começou nesta semana, será marcado por ser “fora da curva” em 2024, com menos chuvas e mais quente que o normal.

Isso porque as precipitações devem ficar abaixo da média histórica, que varia entre 100 mm e 300 mm a depender da região do Estado. Vale lembrar que MS enfrenta há semanas a falta de chuva e, consequentemente, a baixa umidade relativa do ar.

Essa época já é conhecida pela estiagem em MS e as previsões indicam tempo ainda mais seco para 2024. A previsão engloba o trimestre Julho-Agosto-Setembro. O inverno termina oficialmente em 22 de setembro de 2024.

Essa projeção corrobora com os dados que vêm sendo observados no Estado, em maio, que mostra chuvas abaixo da média histórica.