Mato Grosso do Sul chega a 7 mil casos prováveis e 4 mortes por dengue em 2024, mostra boletim
Entre os 79 municípios, 29 estão com alta incidência de dengue
Priscilla Peres –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com 7,4 mil casos prováveis e 2,4 mil confirmados este ano, Mato Grosso do Sul chegou a quatro mortes por dengue. Um homem de 33 anos e morador de Dourados é a quarta morte confirmada em decorrência da doença em 2024.
Dados do boletim epidemiológico divulgado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), nesta quarta-feira (13), mostram que em uma semana o número de casos prováveis saltou em Mato Grosso do Sul, com 1,6 mil novos casos.
Além disso, subiu para 8 o número de óbitos em investigação no Estado. Apesar de altos, os números seguem abaixo do registrado por semana no ano passado. Na semana 10, por exemplo, foram 1.172 casos prováveis de dengue em 2024 contra 2.421 no mesmo período de 2023.
Entre os 79 municípios, 29 estão com alta incidência de dengue, sendo os municípios fronteiriços em situação mais alarmante. Entre eles, Aral Moreira, Paranhos e Coronel Sapucaia.
Chapadão do Sul desponta como a cidade com mais casos de dengue confirmados este ano, sendo 503 confirmações. Seguido por Campo Grande com 386 casos e Costa Rica com 278 casos de dengue.
Epidemia de dengue
O risco de uma nova epidemia por dengue parece cada vez mais iminente em Mato Grosso do Sul. Na última terça-feira (5), o estado de São Paulo decretou emergência pela doença. Com isso, quatro dos cinco estados que fazem divisa com MS estão em situação de epidemia.
Com mais de 1,2 milhão de casos prováveis, o cenário epidemiológico das arboviroses no Brasil é preocupante. Entre 1º de janeiro e 5 de março de 2024, o país contabilizou 9.996 casos graves de dengue. Desse total, 299 evoluíram ao óbito e 765 seguem em investigação. É o que aponta o boletim das arboviroses divulgado pelo Ministério da Saúde.
Neste ano, oito estados e o Distrito Federal apresentam alta no número de casos prováveis da dengue. Cinco deles estão situados na divisa com MS: Minas Gerais (424.179 casos), São Paulo (225 mil), Paraná (123.288), Distrito Federal (118.895) e Goiás (72.222). Em todas as regiões, a incidência de casos por habitantes segue acima do registrado em MS.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tranca calçada’ tem três dias para retirar corrente no Portal Caiobá
- Operação Snow: Mulheres atuavam como ‘laranjas’ para ajudar maridos em organização criminosa
- Em fase de cálculos, novo valor da tarifa deve ser anunciado ainda nesta semana em Campo Grande
- Policial da reserva em ‘surto’ mobiliza Bope e Choque no Parque dos Novos Estados
Últimas Notícias
Botafogo erra pênalti, tem gol anulado nos acréscimos e perde do Volta Redonda pelo Carioca
VAR anulou um gol marcado nos acréscimos
Casal é preso com caminhonetes roubadas e 1,7 tonelada de maconha
A droga está avaliada em R$ 4,8 milhões
Palmeiras vira com gol nos acréscimos e conquista improvável vitória sobre o Santos
Derruba a invencibilidade do Santos no Estadual
Familiares procuram pelo seu Antônio que desapareceu na região da Mata do Jacinto
Quem tiver informações pode entrar em contato pelo 67 – 99236-3428
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.