O GGJ (Global Game Jam), um dos maiores eventos de desenvolvimento de jogos do mundo, desafia desenvolvedores a criarem jogo em 48 horas. O desafio será realizado entre os dias 24 e 26 de janeiro, no campus do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), em Dourados, a 225 quilômetros de Campo Grande.
O evento, que conta com parceria do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) é realizado desde 2029, mas esta é a primeira vez que será sediado em Dourados.
Desenvolvedores de todo o mundo podem participar do desafio. Os participantes terão 48 horas para desenvolver jogos digitais ou analógico, a partir de um tema secreto, revelado no início da maratona.
Coordenador do curso superior de Jogos Digitais do IFMS e do GGJ que será realizado em Dourados, Rodrigo Devigo, explica que a proposta é proporcionar experiência completa.
“A essência das Game Jams é basicamente desenvolver um jogo em um curto espaço de tempo com um tema secreto que você descobre no dia. É uma maratona porque a resistência, seja para se manter acordado ou afiado para a entrega do jogo, é um dos atributos mais importantes que o participante deve ter. A GGJ não é uma competição, não tem prêmios, o único vencedor é a comunidade”, destaca.
O Campus ficará abeto durante as 48 horas da maratona a fim de estimular a criatividade e estimular o trabalho em equipe.
Estrutura de camping, chuveiro, laboratório de informática, estúdio de gravação e espaço maker serão disponibilizados aos participantes.
O evento é gratuito. Interessados em participar devem preencher um formulário on line. Menores de 18 anos também podem se inscrever, desde que acompanhados por um responsável e com a devida autorização.
Não há previsão de premiação. Para mais informações sobre o evento, ou em caso de dúvidas, o contato é o e-mail cotjo.dr@ifms.edu.br.