Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mais de 51,1 mil estudantes em MS encaram o primeiro dia do Enem neste domingo

Chegue cedo! Os portões abrem às 11h e fecham às 12h, no horário de Mato Grosso do Sul
Fábio Oruê -
enem
Enem (Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

O (Exame Nacional do Ensino Médio) acontece neste domingo (3) e vai mobilizar mais de 51,1 mil candidatos em . O exame é a porta de entrada milhões de estudantes para o Ensino Superior, tanto público quanto privado.

Dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) mostram o perfil daqueles que tentam uma oportunidade de continuar os estudos e garantir um diploma para chamar de seu.

Mato Grosso do Sul tem 51.199 pessoas inscritas no exame em 2024 – um aumento de 7,8% em comparação ao ano passado. Do total, 30.808 inscritos são do gênero feminino, ou seja, 60,17% do total, enquanto 20.391 são homens – 39,83% dos candidatos.

Com a nota do Enem é possível concorrer a vagas em programas como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Isentos do Enem

A maioria dos candidatos do Enem teve isenção nas inscrições por se enquadrarem nos critérios. Entretanto, o número de pagantes também não fica muito atrás, indicando que uma grande parcela dos participantes é de treineiros ou pessoas que já terminaram o ensino médio.

O número de inscrições gratuitas totalizou 52,46% (26.857) contra 47,54% (24.342) de pessoas que pagaram para fazer o exame. Os candidatos que estão concluindo o Ensino Médio, portanto tem isenção, são a maioria, somando 83,68% (20.321).

Conforme o edital, têm direito à gratuidade o estudante matriculado na 3ª série do ensino médio em escola pública; quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada; e tem renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com registro no CadÚnico.

Os estudantes que ainda não estão finalizando o ensino médio em 2024, mas que desejam fazer a prova como treineiros e têm o registro no CadÚnico, podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem, pois se encaixam no critério de renda.

Quem são os participantes do Enem?

Sobre a situação dos candidatos no Ensino Médio, 20.530 responderam que já terminaram esta etapa e 19.785 estão concluindo o 3º ano. Entretanto, 369 afirma que não está cursando ou não terminou o Ensino Médio.

Já 10.515 candidatos alegaram que estão fazendo o Ensino Médio, mas não vão terminar em 2024. A maioria das pessoas que vão prestar o Enem tem 16 anos ou menos. Esse grupo soma 21.943. Já quem tem entre 17 e 20 anos totaliza 17.993.

A partir destas faixas etárias, o número de candidatos vai diminuindo. Por exemplo, quem tem entre 21 e 30 anos soma 6.829 participantes; dos 31 aos 59 são 4.345; e os idosos totalizam 89.

Brancos e pardos são maioria dos candidatos

A maioria dos candidatos do Enem são brancos, seguidos dos pardos. Entretanto, percebe-se uma grande diferença no terceiro maior grupo: o de negros. De 20 mil pardos, o ranking desce para apenas 3,8 mil pretos e apenas 1,5 mil indígenas.

Municípios

A cidade de Campo Grande tem o maior número de estudantes. São 27.312 estudantes, sendo 7.172 de escolas públicas. Depois, as cidades com maior número de inscritos é Dourados (6.506 estudantes), Três Lagoas (3.425), Corumbá (2.904) e (2.532). Já as cidades com menor número de inscritos são , com 170 inscritos e Porto Murtinho, com 159 inscritos.

Chegue cedo

A principal dica para evitar virar meme na internet pelos virais ‘atrasados do Enem’ é chegar cedo. Os portões abrem às 11h e fecham às 12h (horários de Mato Grosso do Sul).

Pontualmente, o início da prova será às 12h30 e término às 18h. Há adicional de 1h para o término da prova aos últimos participantes e mais 1h para os participantes da videoprova em Libras.

Às 12h, começam os procedimentos de identificação realizados na sala de provas. A ida ao banheiro após esse horário requer nova identificação do participante para retorno à sala de provas.

Entretanto, os candidatos só podem deixar o local de prova a partir das 14h30 (horário de MS).

Confira o local da prova

O ideal é certificar-se, com antecedência, pelo endereço da Página do Participante, a confirmação de sua inscrição e do local onde realizará as provas.

Sendo assim, é ideal chegar ao local das provas indicado no Cartão de Confirmação de Inscrição e se atentar os horários. Apresentar-se no local de aplicação das provas com documento de identificação válido, sob pena de ser impedido de realizar o exame. Em seguida, ir até a porta da sala de provas até o fechamento dos portões para procedimentos de identificação.

O que cai no Enem 2024?

A avaliação do primeiro dia será composta por questões de múltipla escolha:

  • 45 questões de linguagens – língua portuguesa, literatura e língua estrangeira (inglês ou espanhol, dependendo da escolha do candidato);
  • 45 questões de ciências humanas – história, geografia, filosofia e sociologia;
  • Redação.

Já no segundo dia, no dia 10 de novembro:

  • 45 questões de matemática;
  • 45 questões de ciências da natureza – física, química e biologia.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Jovem é presa por ameaçar e jogar gasolina na mãe em Bataguassu

Líder de quadrilha que trocava etiquetas de malas no Aeroporto de Guarulhos é preso pela PF

bodoquena

Concurso polêmico de promotor do MPMS aprova 9 inscrições

Dourados discute direitos humanos e cidadania durante 3ª conferência

Notícias mais lidas agora

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo promete agradar amantes da MPB

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

‘São tempos sombrios’, opina Vaz ao concordar com divergência do ministro Fux

Últimas Notícias

Política

Decisão de Fux é a mais centrada, diz Mochi sobre divergência no STF

Momento é de tensionamento, avalia deputado estadual do MDB

Brasil

Oposição vai à Câmara, mas Hugo Motta proíbe reunião durante recesso

Deputados do PL planejavam votar moções em apoio ao Jair Bolsonaro

Famosos

Ator de Duro de Matar, Bruce Willis não consegue mais falar, ler ou andar; entenda

Bruce Willis teve um agravamento no quadro de saúde e não consegue mais se comunicar; entenda a situação do ator de Duro de Matar

Le Blog Maria Antonia

Global Citizen 2025 será em Nova York com Hugh Jackman como anfitrião

O evento será apresentado por Hugh Jackman e mantém seu foco tradicional em mobilizar ações contra a pobreza e promover justiça global