Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mais de 51,1 mil em MS fazem as provas de matemática e ciências da natureza do Enem neste domingo

Segundo dia do Enem acontece neste domingo e pode definir o futuro de muitos jovens que terminam o Ensino Médio
Fábio Oruê -
enem
Local de prova do Enem, em Campo Grande (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

O segundo dia de provas do (Exame Nacional do Ensino Médio) acontece neste domingo (10) e deve mobilizar mais de 51,1 mil candidatos em . No último fim de semana os candidatos fizeram as provas de linguagens e a redação e nesta segunda parte encaram os conteúdos de matemática e ciências da natureza.

Esta prova terá 45 questões de matemática e outras 45 de ciências da natureza (física, química e biologia). O exame é a porta de entrada de milhões de estudantes para o Ensino Superior, tanto público quanto privado, e por isso, o fator nervosismo pode atrapalhar.

Dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) mostram o perfil daqueles que tentam uma oportunidade de continuar os estudos e garantir um diploma para chamar de seu.

Mato Grosso do Sul tem 51.199 pessoas inscritas no exame em 2024 – um aumento de 7,8% em comparação ao ano passado. Do total, 30.808 inscritos são do gênero feminino, ou seja, 60,17% do total, enquanto 20.391 são homens – 39,83% dos candidatos.

Com a nota do Enem é possível concorrer a vagas em programas como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Perfil dos estudantes

Sobre a situação dos candidatos no Ensino Médio, 20.530 responderam que já terminaram esta etapa e 19.785 estão concluindo o 3º ano. Entretanto, 369 afirmam que não estão cursando ou não terminaram o Ensino Médio.

Já 10.515 candidatos alegaram que estão fazendo o Ensino Médio, mas não vão terminar em 2024. A maioria das pessoas que vão prestar o Enem tem 16 anos ou menos. Esse grupo soma 21.943. Já quem tem entre 17 e 20 anos totaliza 17.993.

A partir destas faixas etárias, o número de candidatos vai diminuindo. Por exemplo, quem tem entre 21 e 30 anos soma 6.829 participantes; dos 31 aos 59 são 4.345; e os idosos totalizam 89.

Perdeu a primeira prova?

Para aqueles que pretendiam fazer o Enem, mas perderam a primeira prova, o edital prevê que o estudante compareça no segundo dia e peça a reaplicação do primeiro exame.

O pedido de reaplicação do exame deverá ser feito na Página do Participante, entre 11 de novembro e 22h59 (de Mato Grosso do Sul) de 15 de novembro.

Entretanto, as solicitações e a documentação apresentada serão analisadas, individualmente, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Se o pedido for aceito, a reaplicação será nos dias 10 e/ou 11 de dezembro.

enem
Primeiro dia do Enem (Henrique Arakaki, Midiamax)

Primeiro dia do Enem

MEC (Ministério da Educação) divulgou na noite do domingo (3) o balanço do primeiro dia de aplicação das provas do Enem 2024. Conforme o , o país registrou 26,6% de abstenção e quase 5 mil pessoas foram eliminadas e impedidas de fazer o exame.

Na comparação os últimos dois anos, em 2024 o número de faltas foi um pouco menor. No ano passado, o primeiro dia do Enem registrou 28,1% de abstenções, e em 2022 as ausências somaram 28,3%.

Este ano, a região centro-oeste, que abrange Mato Grosso do Sul, contou com um número de inscritos superior a 2023. Em 2024, 84% dos concluintes do Ensino Médio se inscreveram para realizar a prova, enquanto em 2023 apenas 56,6% decidiram fazer o exame.

Apesar do crescimento exponente entre um ano e outro, Mato Grosso do Sul continuou como o estado do centro-oeste com o menor número de inscritos.

enem
Estudantes correm às salas de prova após abertura dos portões | (Henrique Arakaki, Midiamax)

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira