Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mais de 21,5 mil consumidores pediram ajuda da Defensoria Pública em Campo Grande em 2024

Número representa aumento de 16,5% em comparação aos dados do ano anterior
Karina Campos -
Defensoria Publica DPE Marcos
Concurso da DPE-MS. (Marcos Ermínio, Midiamax)

O Nuccon (Núcleo de Defesa dos Direitos do Consumidor) realizou 21.532 atendimentos em durante 2024. O número foi divulgado durante o balanço anual da Defensoria Pública de , na quinta-feira (5).

Conforme o balanço, o número representa um aumento de 16,5% em comparação ao ano anterior, que registrou 18.470 atendimentos. O ano fecha com 307 audiências de conciliações extrajudiciais, sendo 132 acordos.

A pasta tem coordenação do defensor público Carlos Eduardo Oliveira de Souza. Entre as principais reclamações estão os serviços essenciais, como de água e energia elétrica, sendo 723 buscando soluções com a conta de energia elétrica e 429 para a de água.

Também está no balanço 226 casos foram resolvidos extrajudicialmente. O núcleo atendeu dois casos de golpes ou fraudes por dia. Foram 644 atendimento para idosos vítimas de estelionatos por Pix, o que corresponde a média de 68 casos por semana.

Pessoas idosas e aposentadas aparecem como as principais vítimas de instituições financeiras neste ano. Com 3.280 atendimentos, as maiores reclamações são quanto aos descontos não autorizados em conta corrente e folha de pagamento. São quase 70 atendimentos somente nessa área por semana.

Outros casos:

  • 485 pedidos para casos com planos de saúde;
  • 439 despejos
  • 154 usucapião.

2ª Instância

A Segunda Instância da Defensoria Pública de MS movimentou quase 40.750 processos no (Tribunal de Justiça de MS), no STJ (Superior Tribunal de Justiça) e no STF (Supremo Tribunal Federal), em 2024.

A área cível, coordenado pela defensora pública Edna Regina Batista, tem como principais atuações os temas relacionados à saúde, por exemplo, de assistência e dever do Estado na aquisição.

Já na área criminal, sob a coordenação da defensora pública Vera Regina Martins, o tema de maior destaque nos Tribunais Superiores, em 2024, foi sobre dosimetria da pena.

Van dos direitos

Renata Leal, defensora pública, coordenadora e gestora de Projetos e Convênios da Defensoria, explica que em 2024 a Van dos Direitos realizou 1.473 atendimentos remotos e percorreu 8.341 km. Uma distância, aproximada, entre Campo Grande e Porto, em Portugal.

O percurso passou por Anhanduí (distrito de Campo Grande) e pelas cidades sul-mato-grossenses de Antônio João, Bonito, Campo Grande, Corumba, Dourados, Ivinhema, Japorã, Laguna Carapã, Miranda, Mundo Novo, Paranhos, Porto Murtinho e .

A Van retornou este ano às comunidades ribeirinhas do Pantanal e Alto Taquari, por meio de parcerias com a Marinha e Justiça Federal, esteve em diversas comunidades indígenas, bairros afastados dos grandes centros e regiões remotas de difícil acesso.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

452 Kg de cocaína é apreendido em caminhão com minério de ferro na BR-262

Golpe das tarifas recíprocas de Trump foi maior do que se esperava, aponta Capital Economics

VÍDEO: ônibus escolar quase se envolve em tragédia durante ultrapassagem proibida na BR-163

Vasco vacila no final e fica no empate com o Melgar na estreia da Sul-Americana

Notícias mais lidas agora

Vereadores de cidade de MS ganham diária maior que dos ministros para 'turbinar' salários

seguro consórcio denúncia

Canal da CPI recebeu quase uma denúncia por hora sobre ônibus do Consórcio Guaicurus

Desaprovação do governo Lula dispara em todo país e chega a 56%, aponta Quaest

Mulher é presa por jogar água fervente no vizinho enquanto ele dormia

Últimas Notícias

Esportes

Seleção feminina treina nos EUA para reencontro com donas da casa

Entre as convocadas, a novidade é Luany

Emprego e Concurso

Comarca de Bonito abre inscrições para processo seletivo de estágio

Inscrições podem ser realizadas até o dia 25 de abril

Brasil

Câmara aprova Lei da Reciprocidade Comercial e texto vai à sanção

Agora, o texto segue para sanção presidencial

Le Blog Maria Antonia

Em visita ao Brasil, Angelina Jolie participa de rituais no Xingu com líderes indígenas

Angelina Jolie está no Brasil ! Angelina Jolie foi vista nesta quarta-feira (2) em uma aldeia indígena localizada no Parque Nacional do Xingu, no estado do Mato Grosso. Acompanhada do cacique Raoni Metuktire , uma das mais importantes lideranças do povo Kayapó e símbolo da luta pelos direitos dos povos originários , Jolie participou de … Continued