A JFMS ( em Mato Grosso do Sul) e o programa Povo das Águas realizou, de 8 a 11 de abril, visita técnica ao Alto Taquari, no sul-mato-grossense. O objetivo foi conhecer a área em que está prevista a realização da próxima edição do Juizado Especial Federal. O projeto JEF Itinerante acontecerá de 17 e 21 de junho.

O JEF Itinerante é uma ação da Justiça Federal da 3ª Região, em parceria com órgãos públicos e entidades não governamentais. O objetivo é levar à população residente em locais distantes, acesso à Justiça e cidadania. Assim, isso inclui serviços como emissão de documentos, cadastro em programas sociais e atendimento sobre benefícios previdenciários e assistenciais.

O programa Povo das Águas, parceiro da JFMS nos trabalhos itinerantes, é um projeto da Prefeitura de Corumbá –a 419 km de – que atende famílias residentes em regiões do Pantanal com ações de saúde, assistenciais, educacionais e de fomento a pequenas produções.

JEF Itinerante visita região com 700 habitantes

Na região, vivem cerca de 700 pessoas. A localidade é de difícil acesso, pois o Rio Taquari, antes navegável, secou.

Atualmente, para se chegar às propriedades rurais, são necessários veículos de tração nas quatro rodas, fato que dificulta o acesso da população aos serviços públicos e à Justiça Federal –daí a importância do JEF Itinerante. No dia 8, a visita ocorreu na área de Nhecolândia, distrito de Corumbá, na Fazenda Lourdes. (Com assessoria)

Escola na Fazenda Lourdes, na Nhecolândia, recebeu visita de equipe da Justiça Federal (JFMS, Divulgação)
na Fazenda Lourdes, na Nhecolândia, recebeu visita de equipe da Justiça Federal (JFMS, Divulgação)