Pular para o conteúdo
Cotidiano

Inverno começa com previsão de dias quentes, secos e grandes chances de queimadas em MS

Influência do La Niña pode não ser suficiente para dias de clima ameno em Mato Grosso do Sul
Priscilla Peres -
Previsão de calor para MS (Arquivo/Jornal Midiamax)

O inverno começa oficialmente nesta quinta-feira (19), mas a estação mais fria do ano deve sentir os impactos das mudanças climáticas. Em Mato Grosso do Sul, a previsão aponta para dias mais quentes do que a média, aliado à estiagem severa e a consequente alta possibilidade de incêndios florestais.

As principais características do inverno são os dias mais frios, com pouca chuva e mais curtos, com amanhecer mais tarde e anoitecer mais cedo. Porém, assim como as estações vivenciadas recentemente, o inverno também deve ser bem atípico em Mato Grosso do Sul.

Prognóstico do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) aponta para uma estiagem ainda mais severa no próximo trimestre, com chuvas ainda mais baixas do que 300 milímetros esperados na região sul do Estado. Além disso, o calor deve permanecer em todo o Estado, com temperaturas máximas na casa dos 30°C.

Ainda não há previsão de frentes frias significativas, apesar da incidência do fenômeno La Niña, que deve vigorar no próximo trimestre. A La Niña é um fenômeno oceânico-atmosférico de resfriamento das águas do oceano Pacífico, que gera mudanças nos padrões de circulação atmosférica que impactam nas chuvas. A atuação do fenômeno pode favorecer as massas de ar frio, mas não é a única forçante climática que determina as condições gerais do clima.

Período crítico para incêndios florestais

E com o clima quente e ainda mais seco do que o normal para o período, resultado já é visto no Pantanal, com o aumento expressivo de focos de incêndios florestais. Em 18 dias de junho, Mato Grosso do Sul registra 1.479 focos de incêndio, recorde histórico para o período.

Previsão de chuvas e calor para o inverno (Foto: Reprodução/Cemtec/MS)

E junho nem é considerado a pior época para os incêndios, que costumam se intensificar entre junho e setembro. O Cemtec-MS alerta para uma intensificação dos níveis de alerta da previsão de probabilidade de fogo.

“Essas condições meteorológicas previstas tornam o ambiente propício para ocorrência de incêndios florestais”, afirma.

O que é o solstício de inverno?

O termo “solstício” tem origem no latim e significa “sol parado”. Os astrônomos antigos notaram que, ao observar a trajetória do Sol no céu, sua posição ao meio-dia variava até atingir um ponto máximo e parecer “parar”. Esse fenômeno ocorre duas vezes ao ano: no solstício de verão e no solstício de inverno.

“As estações do ano acontecem devido à inclinação do eixo da Terra em relação ao seu plano de órbita e também devido à sua translação em torno do Sol. O início das estações do ano está associado aos solstícios (inverno e verão) e aos equinócios (outono e primavera)”, explica a Dra. Josina Nascimento, astrônoma do ON/MCTI (Observatório Nacional – uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cantor católico do RJ faz show beneficente em Campo Grande

Bia Haddad vence confronto brasileiro nas oitavas do SP Open

STF determina perda do mandato de Alexandre Ramagem na Câmara

Polícia prende autor de estupros em Dourados

Notícias mais lidas agora

Alexandre de Moraes condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado

salário

Eduardo Riedel antecipa para setembro primeira parcela do 13º aos servidores

Prefeito de Terenos comprou imóveis e empresas com dinheiro de propina, diz Gaeco

Cinebiografia de Madonna avança e Julia Garner segue como protagonista

Últimas Notícias

Polícia

Apontado por matar filho de policial tem cartaz divulgado

O autor fugiu após o crime

Brasil

Confira as penas de Bolsonaro e mais sete condenados pelo Supremo

A maioria dos réus foi condenada a mais de 20 anos de prisão em regime fechado

Polícia

Em cumprimento de mandado, suspeito de estuprar enteada é preso

O suspeito foi encaminhado à delegacia

Esportes

Nos pênaltis, Vasco elimina Botafogo no Nilton Santos e vai às semifinais da Copa do Brasil

Após empatarem na ida por 1 a 1