Lançado na última quarta-feira (3), o edital de seleção do Condomínio da Melhor Idade, também conhecido como Vila dos Idosos, já tem inscrições abertas a partir desta quinta-feira (4). Localizado próximo ao Horto Florestal, este é o primeiro prédio público de Campo Grande destinado para habitação em modalidade aluguel social.

Ao todo, são 40 unidades habitacionais a pessoas com mais de 60 anos. Todas elas possuem 33,70m², cada, compostos por sala e cozinha integradas, área de serviço e um quarto com banheiro. Todas as unidades terão acessibilidade.

As unidades não serão mobiliadas, ficando a cargo de cada idoso levar sua mobília para o local. Além da parte habitacional, o condomínio também conta com fachadas ativas para aluguel comercial, a fim de auxiliar nos custos de administração e manutenção do prédio. Cada sala tem 39,40m².

Inscrição, Seleção e requisitos

De acordo com a Emha (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários), as inscrições que começam hoje seguem até às 23h59min do dia 4 de setembro de 2024, no site da agência ou presencialmente, das 8h às 17h (Pátio Central Shopping, na Rua Marechal Rondon, n. 1380 – Centro).

Após deferimento das inscrições, a seleção ocorrerá por meio de sorteio, atendendo dois critérios: o primeiro é pessoa idosa Prioridade Especial (acima de 80 anos); e pessoa idosa com deficiência. Os interessados que se enquadrarem nas cotas também participarão do sorteio geral.

Vila dos Idosos
(Ana Laura Menegat, Midiamax)

Documentos necessários

Conforme o edital, no ato da inscrição, os seguintes documentos originais do interessado e do cônjuge, se houver: RG e CPF; comprovante de endereço; e comprovante de renda.

Assim, após o sorteio, a Prefeitura vai elaborar o perfil socioeconômico e parecer social a fim de verificar o enquadramento nas condicionantes. Os beneficiários terão um custo mensal relativo ao pagamento da locação e da taxa de condomínio.

E quem pode se inscrever?

Os requisitos para aqueles que desejam se inscrever no Programa de Locação Social são:

  • Possuir renda de 1 (um) a 3 (três) salários mínimos; Não ser proprietário, promitente comprador, permissionário, promitente permissionário de direitos de aquisição, usufrutuário ou arrendatário de outro imóvel;
  • Não ter sido contemplado(a), em caráter definitivo, por programas habitacionais públicos;
  • Estar cadastrado(a) no Cadastro Geral da Emha (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários);
  • Ter idade igual ou superior a 60 anos.