O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou o alerta de baixa umidade relativa do ar em Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (17). A condição favorece o risco à saúde e incêndios florestais.

Com grau de severidade de perigo potencial, o aviso é válido das 11h às 19h desta quarta-feira. O nível varia de 20 a 30%. Portanto, a recomendação é ingerir bastante água, umidificar o ambiente e evitar exposição ao sol em horários mais quentes.

Estão no alerta: Água Clara, Alcinópolis, Anastácio, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Ladário, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, Terenos e Três Lagoas.

Chuvas escassas

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica que na metade norte do Estado, as chuvas ficaram abaixo da média histórica e sem a ocorrência de chuvas nos primeiros 15 dias de julho. Na metade sul do estado ocorreram acumulados de chuvas entre 30 e 60 mm. Os maiores acumulados de chuvas foram observados na região sudeste do estado com valores entre 50 e 60 mm.

Nove cidades tiveram índice negativo de 100% de chuvas abaixo da média, sendo Coxim, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, Chapadão do Sul, Cassilândia, Costa Rica, Camapuã, Sonora e Nhumirim-Nhecolândia. Apenas Maracaju marcou volume considerável de 75,1 mm no período, o que corresponde a 67% do esperado.

O cenário não deve melhorar, já que a previsão até a próxima segunda-feira (22) indica tempo estável, com aberturas de sol e variação de nebulosidade. Ao longo da semana, as temperaturas estarão em elevação, podendo atingir valores entre 31 e 34°C.