Pular para o conteúdo
Cotidiano Economia

Índice de Confiança do comerciante da Capital registra o maior crescimento dos últimos 12 meses

Otimismo dos comerciantes pode ser reflexo das perspectivas para o fim de ano, diz economista
Liana Feitosa -
Movimento no comércio (Arquivo, Jornal Midiamax)

O Icec (Índice de Confiança do Empresário do Comércio) de alcançou em outubro o maior crescimento registrado nos últimos 12 meses, segundo levantamento da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e ).

Com 113,2 pontos em outubro, o índice foi maior que o apurado nacionalmente (112,2), e só é menor do que o apresentado em outubro de 2023, quando o índice atingiu 114,8 pontos. Em setembro deste ano o percentual foi de 107,1 pontos.

Para a economista do IPF-MS (Instituto de Pesquisa da MS), Regiane Dedé de Oliveira, o otimismo pode ser reflexo das perspectivas para o fim de ano, já que neste período há injeção dos valores do 13º salário e das comemorações do .

“Também temos aí um período de redução da incerteza da economia brasileira, que registrou o menor patamar dos últimos meses e tudo isso pode ter influenciado no otimismo do empresário, que ficou mais confiante para as vendas”, explica a especialista.

Visão sobre a economia brasileira

Apesar do otimismo em relação ao mês de outubro, 39,7% dos entrevistados consideram que as condições atuais da economia brasileira pioraram muito, 34,5% consideram que pioraram um pouco, 21,9% afirmam que melhoraram um pouco e 4% avaliam que melhoraram muito.

Em relação às condições atuais da própria empresa, a maior parte dos comerciantes, 38,1%, avaliam que melhoraram um pouco. Já 28,9% dos entrevistados disseram que as  condições pioraram um pouco, 17,4% disseram que melhoraram muito e 15,6% afirmaram que pioraram muito.

Enquanto há pessimismo em relação à economia brasileira, a maioria dos empresários entrevistados acredita que haverá melhora no negócio. Ao todo, 45,2% acreditam que vai melhorar muito e 43,5% creem que vai melhorar pelo menos um pouco. 

Entre os que esperam que haverá piora, 8,7% esperam que vai piorar um pouco e, 2,6%, piorar muito.

Contratação de funcionários

Já em relação à expectativa de contratação de funcionários, a maioria dos comerciantes (66%) pretende aumentar um pouco o número de trabalhadores e 16,2% esperam reduzir um pouco.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Construção de viaduto na BR-163 bloqueia trecho durante o final de semana

Droga avaliada em R$ 100 mil é interceptada nos Correios e casal preso em Campo Grande

“Só alguém transtornado para aceitar”, diz deputado após ação da PF contra Bolsonaro

Festa julina movimenta a ‘Feira Central’ de Dourados neste final de semana

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

VÍDEO: Menino que sobreviveu a acidente na BR-060 com morte de mãe e irmão dá primeiros passos

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

Quem é Sister Hong, que gerou caos entre homens na China e também no ‘X’?

Últimas Notícias

Sem Categoria

VÍDEO: ‘Lei de reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Senador concedeu entrevista ao Midiamax nesta manhã e comentou as expectativas para contato com o governo estadunidense

Cotidiano

Moradores da Vila Entroncamento reclamam de ‘poeirão’ causado por caminhões que desviam de fiscalização na BR-262

Vizinhança diz que a frequência de desvios na rota para escapar da fiscalização da balança na rodovia está causando frustração na região diante do poeirão levantado nas vias sem pavimentação

Política

Buscando liderar partido de Bolsonaro, Salineiro diz ‘não estar por dentro’ de ação da PF

Ana Portela e Rafael Tavares, também do PL, vêm ação determinada por ministro Alexandre de Moraes como "perseguição"

Famosos

Após descobrir tumor, Edu Guedes revela que não fará quimioterapia; entenda

Edu Guedes revelou que não realizará quimioterapia e radioterapia; apresentador descobriu um câncer no pâncreas no início do mês