Incêndios já consumiram quase 1,6 milhão de hectares do Pantanal de MS

Quatro municípios concentram 98,8% dos focos de calor no Pantanal

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Incêndio na região do Pantanal (Foto: Henrique Arakaki/Arquivo Midiamax)

O informativo do Monitoramento de Incêndios do Corpo de Bombeiros e do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), divulgado nesta quarta-feira (23), indica que a área queimada no Pantanal já chegou a 1.581.075 hectares, correspondendo um aumento de 1.028,7% em relação aos danos do ano passado.

Conforme o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), quatro municípios concentram 98,8% dos focos de calor no Pantanal, sendo eles: Corumbá (65,1%), Aquidauana (16,5%), Porto Murtinho (9,5%) e Miranda (7,7%).

O monitoramento revela uma elevação na porcentagem de incêndios em unidades de conservação, Pantanal e Cerrado (3.471,1%), na Rede Amolar (20.018,4%) e nas Terras Indígenas (750,7%).

Atendimento dos Bombeiros

O Corpo de Bombeiros está atuando na região desde abril deste ano. Até o momento, um total de 1.487 militares já foram empregados nas ações.

Além disso, o Corpo de Bombeiros registrou cerca de 5.316 ocorrências de incêndios florestais neste ano, o que representa 38,3% a mais do que no ano passado.

Temperaturas

Entre quinta-feira (24) e domingo (27), a previsão indica probabilidade de chuvas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, com mínimas variando entre 22 e 27 °C e máximas de 30 a 33 °C.

No Pantanal, o perigo de fogo varia entre “alto” e “baixo” entre os dias 23 e 28 de outubro. Para os dias 26 a 28 de outubro, nas condições de perigo de fogo “baixo”, o fogo é controlável com abafador.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados