Pular para o conteúdo
Cotidiano

Incêndio florestal se espalha sem controle e ameaça Projeto Jaguatiricas no Pantanal de MS

Coordenação pede ajuda para combater as chamas e salvar animais
Priscilla Peres -
Chamas se alastram pela fazenda (Foto: Projeto Jaguatiricas)

As chamas de um grande incêndio florestal chegaram na manhã desta segunda-feira (5) até a Fazenda San Francisco, onde ocorre o Projeto Jaguatiricas, próximo ao município de . A gestão do projeto usou as redes sociais para expressar preocupação com a fauna que vive na região, composta por diversos animais, principalmente as jaguatiricas do projeto.

O fogo se aproximava da área desde o fim da semana passada, mas no domingo as chamas atravessaram o Rio Miranda e invadiram a área da Fazenda San Francisco. Devido à intensidade do fogo, aliado ao calor, baixa umidade e vento, as chamas se alastraram rapidamente e seguem avançando.

“A fazenda tinha feito todos os aceiros possíveis, estava preparada na medida do que é possível, mas mesmo assim o fogo está intenso e com dificuldade de controle”, afirma o biólogo Henrique Concone, Coordenador Projeto Jaguatiricas e do Instituto Pró-Carnívoros.

O Projeto Jaguatiricas tem atualmente seis animais monitorados por colar e GPS, sendo três jaguatiricas e três lobinhos. “Na semana passada fizemos o monitoramento e é preocupante porque alguns desses animais costumam andar nessa área atingida pelas chamas. Fora toda a fauna local”, conta Henrique.

Na área da fazenda a estimativa é de 45 jaguatiricas, além de 40 espécies de mamíferos, 300 de aves, fora repteis e anfíbios. A fazenda precisa de ajuda para combater o fogo, tanto em equipes quanto em equipamentos. É possível entrar em contato com eles pela rede social.

MS tem 1,5 mil focos de incêndio em 4 dias de agosto

Como previsto por ambientalistas, agosto começou com estiagem e nível crítico para queimadas em Mato Grosso do Sul. São 1,5 mil focos de incêndios florestais em apenas quatro dias do mês no Estado, e 1,2 mil focos no Pantanal.

Os dados são do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e mostram que só no último fim de semana, foram registrados 848 focos de queimadas no Estado. Dos primeiros quatro dias de agosto, domingo (4) foi o pior, com 419 focos de queimadas em um único dia.

Considerando o bioma Pantanal, os dados mostram 1.262 focos de queimadas registrados nos primeiros quatro dias de agosto. é o município com maior registro de queimadas do país, sendo 27,7% dos focos deste ano.

Equipes combatem focos no alto Pantanal

Boletim do Governo do Estado de MS desta segunda-feira (5) mostra que as equipes de combate atuam em 7 focos de incêndios ativos e duas áreas de alerta. As condições climáticas severas e a dificuldade no acesso ao local complicam o combate.

Atualmente, são 106 bombeiros do CBMMS. Existe também o apoio efetivo de 34 integrantes da Força Nacional de Segurança Pública, 20 militares da LIGABOM, além de equipes das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira), da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e 233 agentes do IBAMA, ICMBio e brigadistas do PrevFogo. Estão à disposição das equipes 23 aeronaves dos Governos Estadual e Federal, sendo 12 “Air Tractor”, 10 helicópteros e 1 cargueiro KC390 Millenium.

A frota ainda conta com 7 caminhões, 6 embarcações, 44 caminhonetes do CBMMS e da Força Nacional, todas equipadas com kit pick-up, mochilas costais, sopradores e equipamentos de proteção individual.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados