Pular para o conteúdo
Cotidiano

Imagens de drone revelam cenário ‘apocalíptico’ com fumaça cobrindo Campo Grande

Nesta manhã, a condição do ar é descrita como muito ruim
Karina Campos -
Fumaça esconde prédios (Alicce Rodrigues, Midiamax)

Grande parte das produções cinematográficas que descrevem o apocalipse adotam o alaranjado, a poeira, a fumaça e o sol intensos. Cenário parecido com o desses tipos de filmes sobre o fim dos tempos pode ser visto em , nesta sexta-feira (13), com maior intensidade da fumaça das queimadas.

Imagens de drone e de pontos mais altos da cidade destacam a condição insalubre da poluição das queimadas em vários estados brasileiros e países vizinhos. Satélites revelam que os focos de calor culminam para a distância na trégua da névoa de fumaça.

A cortina de fumaça ainda mais intensa do que os dias anteriores já era prevista, pois é favorecida pelo vento de nova frente fria que se aproxima. Desta vez, a densidade é arrastada da região da Amazônia e também da Bolívia.

Bolívia em emergência nacional

A situação do ar piorou na região de por causa da Bolívia, que atravessa uma crise climática devido aos incêndios florestais, o que levou o governo a declarar “emergência nacional” pelos efeitos negativos na qualidade do ar, um problema que se estende a outros países da região, como Brasil e Paraguai.

O Laboratório de Física Atmosférica da UMSA (Universidad Mayor de San Andrés), em La Paz, alertou que os incêndios estão gerando uma “catástrofe ambiental” com graves impactos na fauna, flora e na saúde da população.

De acordo com o relatório da UMSA, a fumaça acumulada na atmosfera pode inibir a chegada das chuvas, criando um “círculo vicioso” que prolonga as condições de baixa qualidade do ar. As queimadas, concentradas no leste do país, já afetaram mais de 4 milhões de hectares, segundo fundações privadas, como a Tierra. No entanto, o governo estima o total em cerca de 3,8 milhões de hectares.

Nos últimos dias, cidades como Santa Cruz, Cochabamba, La Paz e Cobija foram cobertas por uma densa camada de fumaça, levando as autoridades a alertar sobre os efeitos prejudiciais à saúde pública.

Insalubre

O professor do Instituto de Física e coordenador da Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar, do LCA (Laboratório de Ciências Atmosféricas), Widinei Alves Fernandes, explica que o corredor de fumaça foi transportado da Amazônia e de países vizinhos, passando pelo Estado.

“Estamos medindo concentrações do PM2,5 acima de 110ug/m3. Quando a qualidade do ar está boa, os valores são inferiores a 10ug/m3”, descreve.

O monitoramento do Qualiar, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), destaca que a qualidade do ar hoje está muito ruim.

Restrição no aeroporto

O Aeroporto Internacional de Campo Grande opera com auxílio de instrumentos na manhã desta sexta-feira, por conta da intensidade de fumaça e pouca visibilidade aérea.

Segundo a Aena, empresa reguladora do terminal, apesar da condição de operação, todos os pousos e decolagens ocorrem normalmente.

Confira o vídeo:

Máscara ajuda?

O médico otorrinolaringologista, Bruno Nakao, explica por que essa exposição à fumaça se torna grave à saúde humana, aumentando os riscos de faringites – inflamação que acomete a faringe – e crises de asma nesse período.

O uso da máscara é indicado pelo médico apenas em exposição aguda à fumaça. “Apenas para casos de exposição aguda à fumaça, pois para as partículas inaladas, o correto é a lavagem nasal”, explicou.

“Os danos da fumaça estão relacionados à exposição de partículas tóxicas e à densidade mais intensa inalada para os pulmões. Dessa maneira, há um risco aumentado para crise de asma ou bronquite, rinossinusites agudas virais, bacterianas e rinites alérgicas”, explica Nakao.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista perde controle da direção, bate em guard rail e encomendas ficam espalhadas na BR-376

VÍDEO: Reservatório de água rompe e inunda rua no Núcleo Habitacional Buriti

STF deve abrir prazo para recursos de Bolsonaro e dos outros sete réus em outubro

Carlos Bolsonaro ironiza Mauro Cid após condenação no STF

Notícias mais lidas agora

Sem citar nomes, CPI pede indiciamento de diretores do Consórcio Guaicurus

Câmara evita avaliar prisão, mas pede suspensão de contratos suspeitos de fraude em Terenos

PM era sócio oculto de construtora e se reuniu com empreiteiro para fraudar licitações em Terenos

Templo Budista de Campo Grande realiza celebrações e feirinha neste domingo

Últimas Notícias

Mundo

EUA voltam a dizer que condenação de Bolsonaro é parte de ‘perseguição e censura’ de Moraes

Manifestações foram feitas em redes sociais

Cotidiano

Na região do Lageado, o que não falta é boemia e dá até para cliente pular ‘de bar em bar’

Muitos idosos curtem o final da tarde e parte da noite para  tomar ‘aquela gelada’ e por a conversa em dia

Transparência

Dona de construtora ‘figurante’ tem pedido de liberdade negado após escândalo em Terenos

Gaeco prendeu 16 pessoas, incluindo o prefeito afastado, Henrique Budke (PSDB)

Cotidiano

Dourados ganha novo endereço de confecção de Carteiras de Identidade

Com a mudança, capacidade diária de atendimentos aumentará quase 70%