O município de Paranaíba formalizou, neste mês, a doação de uma área de 50 mil m² ao IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul). O terreno fica localizado na Vila Santo Antônio, às margens da BR-158. A doação inclui uma quadra poliesportiva coberta de 600 m², que será utilizada para atividades esportivas e recreativas do campus.

Conforme divulgado pelo IFMS, o local já possui acesso a redes de água, energia, internet e telefonia. Na avaliação da reitora, Elaine Cassiano, a assinatura da escritura pública marca um passo fundamental para a implementação do Campus Paranaíba e o desenvolvimento da região.

“Esta iniciativa amplia a capacidade de atendimento do IFMS, e tem o potencial de catalisar o desenvolvimento socioeconômico de Paranaíba e região. O novo campus irá proporcionar oportunidades para a formação de cidadãos, prontos para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do futuro”, afirmou.

Custo das obras e vagas

Segundo o IFMS, o custo previsto para a construção do Campus Paranaíba é de R$ 25 milhões. O objetivo é que, quando estiver em pleno funcionamento, o campus possa atender até 1,4 mil estudantes. Além disso, estima-se que a unidade contará com um corpo docente formado por 70 professores e 60 técnicos-administrativos.

A previsão é que, ainda no segundo semestre de 2024, o IFMS inicie a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) em um espaço provisório. Para 2025, estão planejados a abertura dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. 

Enquanto a sede do campus não é finalizada, as atividades do IFMS em Paranaíba serão realizadas na Escola Estadual Aracilda Cícero Corrêa da Costa, localizada no centro da cidade.

Outros novos campus

Outro campus estão em processo de implantação em Mato Grosso do Sul, objetivo que integra a criação de 100 novas unidades anunciadas pelo Governo Federal. Um delas estará localizada no município de Amambai.

Na última quinta-feira (25), foi realizada audiência pública para debater os cursos que serão ofertados pelo novo campus da instituição. O evento foi realizado no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Participaram autoridades locais, representantes da sociedade civil organizada e comunidade em geral.

Ao final da audiência, foram escolhidos três cursos técnicos integrados, para atender os arranjos produtivos locais: Agropecuária (Eixo de Recursos Naturais), Informática (Eixo de Informação e Comunicação) e Administração (Eixo de Gestão e Negócios).

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.