IFMS classifica projetos para fase final da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

O objetivo é estimular a cultura científica

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) classificou projetos para a fase final da Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia). Os quatro trabalhos são desenvolvidos nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá e Dourados. O evento é promovido pela USP (Universidade de São Paulo) desde 2003.

Neste ano, a Mostra de Finalistas presencial e programação especial da Febrace ocorrem entre os dias 18 e 22 de março, na Cidade Universitária da USP, em São Paulo (SP). O objetivo é o de estimular a cultura científica, saber investigativo, inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica de todo o Brasil.

Projeto Briquetagem

Do Campus Corumbá foi aprovado o trabalho ‘Briquetagem como solução para o reaproveitamento de finos depositados em barragens de rejeito de minério de manganês’, em que os pesquisadores buscam analisar e aproveitar um material que fica depositado em barragem de rejeito.

“A reutilização deste fino, uma poeira de minério de manganês, através da briquetagem é uma forma de diminuir a velocidade que a barragem aumenta, reduzindo os riscos de seu rompimento”, aponta o professor orientador, Leandro de Jesus.

Segundo ele, existem diversos projetos, inclusive no próprio Campos Corumbá, visando dar uma destinação para esse material fino. “Em nossa pesquisa, propomos e avaliamos a briquetagem, na qual a utilização do material é exatamente a razão pela qual o material foi retirado da mina, reutilizando-o de forma a recolocá-lo dentro do forno para a produção de manganês”.

A relação completa dos finalistas pode ser acessada no site do evento.

Conteúdos relacionados

grávida
corumbá