Internado na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Leblon, desde a última quinta-feira (7), quando sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral), Francisco Gomes da Silva, de 81 anos, permanece a espera de vaga em um hospital de Campo Grande. Nesta segunda-feira (11), completa 4 dias sem previsão de transferência.

Um familiar, que prefere não se identificar, disse à reportagem do Jornal Midiamax, que Francisco precisa fazer exames para verificar possíveis deteriorações neurológicas provocadas pelo AVC, no entanto, o exame não é disponibilizado em unidades de pronto atendimento.

“Sofreu o AVC na quinta-feira e até agora ele não fez nenhum exame. Já são 4 dais internados apenas esperando por vaga em hospital, mas não tem nenhuma previsão para que isso aconteça”, afirma.

A família diz que já entrou em contato com a assistência social da UPA para que tivessem um posicionamento sobre a transferência, mas a resposta é de que para agilizar, seria necessário que a família entrasse com pedido judicial.

“Eles disseram que tínhamos que pedir a vaga na justiça, mas isso demora e ele precisa ser transferido logo. Precisa fazer esse exame porque após o ACV ele ficou com a boca e um dos braços paralisados. A gente está sem rumo porque pode acontecer de novo a qualquer momento e ele não está recebendo nenhum tratamento”, ressalta.

A equipe de reportagem do Jornal Midiamax entrou em contato com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e foi informada o paciente está em processo de regulação aguardando vaga para transferência.

Em nota, a Sesau afirmou que “está em contato com os hospitais para tentar dar maior celeridade no processo de encaminhamento” e que “o o paciente está recebendo toda a assistência possível na unidade”.

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o quadro do paciente é estável e que ele é monitorado e avaliado pelo neurologista da equipe móvel.

Matéria editada ás 16h18 para acréscimo de informações.