Pular para o conteúdo
Cotidiano

HU inicia projeto em prol da saúde mental em reservas indígenas de Dourados

Projeto busca a prevenção ao suicídio na Reserva Indígena de Dourados
Diego Alves -
Divulgação

A GEP (Gerência de Ensino e Pesquisa) do HU (Hospital Universitário), da UFGD (Universidade Federal da Grande ), em parceria com o Departamento de Psiquiatria da Santa Casa de , iniciou um projeto piloto em Saúde Mental e prevenção de suicídio na Reserva Indígena de Dourados.

Nos últimos dias 06 e 07 de maio deste ano, o médico e chefe do Departamento de Psiquiatria da Santa Casa de São Paulo, Ricardo Uchida, juntamente com o médico e gerente de Ensino e Pesquisa do HU de Dourados Thiago Pauluzi Justino, visitaram a reserva indígena e a Unidade Básica de Saúde Jaguapiru II, mapeando e planejando pontos importantes para a realização do matriciamento.

O objetivo do projeto é treinar e supervisionar equipes de atenção primária na detecção e manejo de transtornos mentais, ajudando na prevenção do suicídio. De acordo com o Dr. Pauluzi, “existe uma alta prevalência de transtornos psiquiátricos nessa população, que precisam ser estudados”.

Serão mapeados os principais obstáculos e gargalos à assistência em saúde mental nessa localidade, bem como estudadas intervenções e tratamentos adaptados às características culturais próprias dos povos originários da região. O projeto conta com o apoio operacional do chefe da Unidade de E-Saúde, André Rogério da Silva, para a implementação do telematriciamento, do chefe do Setor de Ensino do HU de Dourados, Wesley Eduardo Ferreira, e do doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Saúde da Santa Casa de São Paulo, Felipe Oliveira de Aguiar.

Telematriciamento

O telematriciamento é uma estratégia utilizada na Atenção Primária à Saúde que combina o matriciamento tradicional com tecnologias de comunicação à distância. No matriciamento, equipes de saúde da família recebem suporte de especialistas para manejar casos complexos. Com o telematriciamento, esse suporte é oferecido remotamente, utilizando ferramentas digitais como videoconferências e plataformas online. Essa abordagem permite maior alcance e agilidade no suporte técnico às equipes locais, especialmente em regiões de difícil acesso.

Capacitação

No último dia 3 de setembro, o médico psiquiatra Dr. Thiago Pauluzi realizou a primeira atividade de matriciamento com a equipe da Aldeia Jaguapiru II, orientando os médicos da atenção básica, Dra. Poliana e Dr. Gabriel, na condução de casos de pacientes portadores de transtornos mentais. Também foi realizado um curso de capacitação em telemedicina no HU-UFGD para médicos da atenção básica do município de Dourados, com o objetivo de expandir o telematriciamento em saúde mental para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

De acordo com o Dr. Pauluzi, os médicos da atenção básica expressaram preocupação com o aumento no número de casos de Transtorno Depressivo, Ansiedade e Autismo no município e acreditam que o matriciamento pode ser uma ferramenta importante para facilitar o diagnóstico e o tratamento dos pacientes portadores desses transtornos. “Toda vez que a distância impactar no cuidado e assistência à saúde do paciente, a telemedicina poderá ser uma boa ferramenta”, defende o Dr. Thiago. (Informações da assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Plano de contingência ao tarifaço deve sair até terça, diz Alckmin

Homem morre ao atacar policiais militares com faca

Falta de água aquecida em UNEI vai parar na Justiça

Cruzeiro vence o CRB e se classifica na Copa do Brasil; Vasco também avança às quartas de final

Notícias mais lidas agora

Novo ataque de onça assusta e moradores expõem que nada foi feito para prevenir tragédia em MS 

nelsinho tereza

Nelsinho e Tereza compõem Comissão Temporária do Senado para negociar ‘tarifaço’ com EUA

‘Nikolas levou murro no saco’, afirma deputado sobre empurrão de Camila Jara

Novo prédio do Fórum de Dois Irmãos do Buriti será inaugurado nesta sexta

Últimas Notícias

Trânsito

Carreta atinge poste de iluminação que fica pendurado em Nova Andradina

Motorista fugiu do local

Polícia

GCM forma novos agentes para grupamento tático

Agentes para integrar o Grupo Especializado de Motopatrulhamento

Brasil

VÍDEO: Juiz faz manobra de Heimlich e salva advogado engasgado em audiência

Técnica de primeiros socorros usada para desobstruir as vias aéreas em casos de engasgo

Política

Motta diz que pauta de votações da Câmara continuará sendo definida pelos líderes

Assunto for novamente levado pela oposição à reunião de líderes