Pular para o conteúdo
Cotidiano

Há anos à espera de reforma, prédio no centro de Campo Grande virou abrigo para pessoas em situação de rua

Moradores relatam que o prédio está abandonado devido a entraves com a prefeitura, que impedem a retirada das árvores centenárias para início das obras
Lethycia Anjos, Clayton Neves -
Casa abandonada
Casa abandonada entre as ruas Pernambuco e 25 de Dezembro (Alicce Rodrigues, Midiamax)

No centro de , os resquícios de uma construção que remetem há décadas passadas chamam a atenção de quem passa pelo cruzamento das ruas Pernambuco com 25 de dezembro. Hoje abandonado, o prédio, tomado por lixo e entulhos, tem gerado transtornos aos moradores e comerciantes que precisam conviver com a situação insalubre do imóvel.

O prédio de esquina, que há anos acomodava confortavelmente uma família inteira, hoje se encontra sem paredes, telhado e pisos. Mesmo assim, o que restou dos sete cômodos ainda serve de abrigo para pessoas em situação de rua e dependentes químicos. Ao redor, árvores centenárias e o mato alto ainda testemunham a degradação do local.

Promessas de reforma

Árvores centenárias
Árvores centenárias (Alicce Rodrigues, Midiamax)

Segundo moradores e comerciantes da região, após a morte do antigo dono, a casa foi vendida para uma escola, mas nunca foi utilizada. Posteriormente, um novo comprador anunciou que o local abrigaria uma nova sede da Caixa Econômica Federal, mas desde então, o prédio segue em completo abandono.

Uma mulher, que preferiu não se identificar, relatou que trabalha para o atual dono do imóvel. Segundo ela, o prédio está abandonado devido a entraves entre o proprietário e a prefeitura de Campo Grande, que impedem a retirada das árvores centenárias para dar início às obras.

Entulhos na parte interna
Entulhos na parte interna (Alicce Rodrigues, Midiamax)

“Está parado por conta dessa briga judicial. Como as árvores são antigas, não podem simplesmente retirarem. Chegaram a oferecer o replantio de 100 árvores para cada uma derrubada, mas não autorizaram”, diz.

Na tentativa de evitar que pessoas em situação de rua ocupassem o local, o proprietário ordenou a retirada do telhado. Mesmo assim, restos de comida, roupas e objetos pessoais continuam a se acumular no imóvel.

Árvore sinalizada
Árvore sinalizada (Alicce Rodrigues, Midiamax)

Ao todo, quatro árvores de grande porte se espalham pela calçada e pelo interior do terreno. Uma delas apresenta descamações no tronco e pontas secas, indicando uma possível doença. Além disso, essa árvore está sinalizada com o número 1, marcado com tinta vermelha.

Comerciantes relatam insegurança constante

Casa abandonada
Estrutura mostra o que restou da casa (Alicce Rodrigues, Midiamax)

O comerciante Eduardo Jorge Guimarães relata que há anos os moradores e trabalhadores da região precisam conviver com a situação insalubre do local, o que afasta os clientes.

“Essa situação poderia estar pior. O que mais preocupa é a movimentação de pessoas; sempre vejo gente entrando e saindo. Tenho medo de que pessoas mal-intencionadas possam se esconder ali”, afirma.

Eduardo Jorge fecha seu estabelecimento por volta das 21h e retorna às 4h da manhã para reabri-lo. Como esse horário costuma ser muito escuro, o comerciante relata a insegurança constante por ter que trabalhar próximo ao local.

“Sempre vejo movimentações por ali; algumas pessoas chegam a dormir no local. Tenho receio, mas nunca aconteceu nada comigo nem com a loja”, diz outra comerciante, que preferiu não se identificar.

Imagens antigas do local
Imagens antigas do local (Divulgação, Google)

Imagens do Google Street View mostram que, até 2011, parte do terreno abrigava um pequeno bar. Mais recentemente, em 2023, o prédio estava cercado por tapumes, mas hoje não estão mais no local.

O que diz a prefeitura?

Lixo espalhado no local
Lixo espalhado no local (Alicce Rodrigues, Midiamax)

Em nota, a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) informou que não há nenhum registro de autuação para o local. No entanto, a secretaria encaminhará uma equipe de fiscalização para verificar a situação do prédio abandonado e os entraves relacionados a retirada ilegal de árvores na Rua Pernambuco.

Conforme a pasta, a população é orientada a formalizar sua denúncia por meio dos serviços de teleatendimento da Central de Atendimento 156. Além disso, a denúncia relacionada a terreno baldio pode ser realizada através da plataforma Fala Campo Grande 156.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em MS, mais de 8 mil aposentados e pensionistas do INSS já aderiram ao acordo de ressarcimento

Agência Brasil

Eduardo Bolsonaro pede que os EUA ‘mandem uma resposta’ ao Brasil após decisão contra o pai

Canadá: homem é formalmente acusado de terrorismo após sequestrar avião

Ministro iraniano diz que negociações por acordo nuclear só são possíveis sem pressão

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

bolsonaro

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

Antes de operação, Eduardo Bolsonaro ironizou Moraes com fala sobre porta-aviões no Paranoá

Últimas Notícias

Brasil

Oposição classifica de arbitrárias medidas cautelares contra Bolsonaro

Em nota, opositores fizeram comparação entre Lula e Bolsonaro

Cotidiano

Semu oferece cursos gratuitos de vendas e automaquiagem em dois bairros de Campo Grande

As inscrições são limitadas e podem ser realizadas por WhatsApp

Cotidiano

Incêndio atinge área urbana do Jardim Presidente e fumaça é vista a quilômetros de distância 

Incêndio começou no início da tarde desta sexta-feira (18)

Trânsito

Caminhão pega fogo na BR-163 e rodovia tem congestionamento de 3 km em Campo Grande

Uma vítima foi socorrida com ferimentos leves devido ao incêndio no caminhão, na tarde desta sexta-feira (18)