Pé de tamarindo ganhado da vizinha fica gigante e vira transtorno para moradores no Guanandi

Os galhos robustos batem nas paredes da casa de dona Maria, ‘abraçam’ os fios dos postes de energia e quase se arrastam em parte da rua, o que dificulta a passagem de veículos e pedestres

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Árvore de Tamarindo no Guanandi (Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

Há 20 anos, Maria Ferreira da Silva, de 50 anos, ganhou uma muda de tamarindo de sua vizinha. Na época, ela não fazia ideia, mas aquela árvore poderia chegar a quase 30 metros de altura e adquirir uma copa de 12 metros de diâmetro.

Talvez nem a vizinha soubesse porque, quando questionada se crescia muito, ela informou para dona Maria que crescia, mas pouco. Hoje, o pequeno presente se tornou uma grande dor de cabeça para quem mora na Travessa Oshiro Tatsuo, no Guanandi, ou trafega pela região.

A árvore é enorme. Os galhos robustos batem nas paredes da casa de dona Maria, ‘abraçam’ os fios dos postes de energia e quase se arrastam em parte da rua, o que dificulta a passagem de veículos e pedestres.

Pé de tamarindo cresce muito?

“Ela falou pra mim que não crescia muito. Só que aí foi crescendo, ficou muito grande, saiu do controle e ficou desse jeito aí”, explica. Maria conta que a árvore atrapalha bastante, principalmente porque os galhos já arrebentaram a fiação de energia diversas vezes, deixando ela, e outros moradores, sem energia.

(Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

A moradora conta que não tem condição de fazer o corte por conta própria e por isso, buscou a Prefeitura de Campo Grande para que uma equipe fosse até lá. Apesar dos documentos afirmando a realização da poda, e da promessa de que o problema enfim seria solucionado, nada foi feito.

Maria aponta também que se preocupa com a segurança dos seus quatro netos que passam as tardes em sua companhia. As crianças têm entre 4 e 8 anos, então a moradora teme que os pequenos se machuquem durante as brincadeiras, afinal, os galhos estão pendurados e ocupam grande parte da calçada, que também ficou totalmente comprometida.

Rede de esgoto chegou depois e virou vala no Guanandi

Benedito Ferreira da Silva, irmão de dona Maria, mora na casa ao lado. Ele explica que quando a árvore foi plantada, nem rede de esgoto a rua tinha. Quando foi feita, a árvore acabou formando uma vala ao lado da tampa do esgoto.

(Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

“Quando chove, a água vai acumulando na vala e isso deixa o solo úmido e consequente, enfraquecendo o local, o asfalto”, explica.

Benedito afirma que até já se arriscou subindo na árvore de tamarindo e afastando a fiação para fazer a poda dos galhos maiores, mas agora isso já não é mais possível. Segundo os irmãos, até caminhão de coleta da Solurb tem problema para trafegar e os galhos baixos conseguem atingir, inclusive, os carros de pequeno porte que passam no local.

Procurada pelo Jornal Midiamax, a Prefeitura de Campo Grande confirmou que a árvore foi vistoriada e conforme parecer técnico, considerando a largura da calçada, o seu porte e os conflitos com o indivíduo arbóreo, foi recomendada a remoção da árvore. Quanto à execução do serviço de remoção, a Prefeitura segue um cronograma de execução conforme o grau de risco e prioridade.

*Matéria atualizada em 15 de abril para acréscimo de resposta da Prefeitura.

Árvore de Tamarindo no Guanandi (Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados