Pular para o conteúdo
Cotidiano

Governo Federal habilita 14 novas equipes de Saúde da Família para atuar no SUS de MS

O objetivo é aumentar a cobertura e o acesso dos usuários aos atendimentos de saúde no SUS
Liana Feitosa -
Sistema Único de Saúde. (Arquivo/Agência Brasil)

vai receber 14 novas equipes de ESF (Estratégia Saúde da Família) em 2025 com o objetivo de aumentar a cobertura e o acesso dos usuários aos atendimentos de saúde no SUS (Sistema Único de Saúde).

Segundo o Ministério da Saúde, ao todo, o Brasil habilitou 2.363 novas equipes que serão destinadas a 561 municípios do país. Destas, 14 equipes são destinadas a Mato Grosso do Sul.

As equipes de ESF atuam na APS (Atenção Primária à Saúde), que é principal porta de entrada do SUS. Com o novo credenciamento, os municípios são autorizados a receber os incentivos federais de implantação e custeio das equipes de Saúde da Família.

Para receber os recursos, os gestores municipais deveriam cadastrar as equipes no SCNES (Sistema Nacional de Cadastro de Estabelecimentos de Saúde), conforme a Portaria GM/MS nº 5.610, de 23 de outubro de 2024.

“As portarias estão dentro do planejado pelo Ministério da Saúde para fortalecer e expandir a estratégia de Saúde da Família, a saúde bucal do Brasil Sorridente. Essas medidas possibilitam que os municípios efetivem essas equipes e passem a receber o custeio federal”, detalhou o secretário de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço. 

Com isso, o Ministério da Saúde espera atingir a meta de 80% de cobertura da saúde da família até 2026.

Composição das equipes 

As eSFs (equipes de Saúde da Família) são compostas por, no mínimo, um médico, um enfermeiro, um auxiliar e/ou técnico de e um ACS (agente comunitário de saúde). Também podem fazer parte da equipe o ACE (agente de combate às endemias) e os profissionais de saúde bucal, como cirurgião-dentista, e auxiliar ou técnico em saúde bucal. 

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Cruzeiro vence Juventude por 4 a 0 e continua na liderança isolada do Brasileirão

Sem ganhar há oito jogos, Vitória vence o Bragantino e escapa da zona do rebaixamento

Em perseguição policial, motorista sem CNH atropela e mata gato no Bairro Tiradentes

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Homem morre após camionete capotar na MS-040

Últimas Notícias

Polícia

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Autor foi até à casa e perseguiu a vítima; o corte foi de 7 cm de profundida

MidiaMAIS

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Filha de Gilberto Gil, cantora, empresária e apresentadora deixou legado contra o racismo

Esportes

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Com a vitória, ‘Verdão’ entrou no G4 do Campeonato Brasileiro

Polícia

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Agressor ameaçou matar a família da vítima, militares e até familiares dos policiais