GCM realizará ações com foco na proteção das mulheres durante Carnaval
Equipes vão percorrer os locais onde acontecem os blocos e desfiles das escolas de samba
Monique Faria –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com a chegada do Carnaval, a Sesdes (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social) planejou ações para garantir que as mulheres possam aproveitar a folia em segurança, sem medo de assédios ou violência de gênero.
As equipes da GCM (Guarda Civil Metropolitana) estarão acompanhando a programação de Carnaval 2024 junto com servidores da Segurança Pública, que estarão distribuindo um panfleto com informações sobre a segurança da mulher, como telefone para ocorrências e pontos de apoio.
As equipes vão percorrer os locais onde acontecem os blocos, na região da Esplanada Ferroviária, e onde ocorrem os desfiles das escolas de samba, na Praça do Papa. A ação ocorre na segunda-feira (12) e terça-feira (13)
As equipes estarão em viaturas compostas por um agente da GCM homem e duas mulheres. De acordo com o titular da Sesdes, Anderson Gonzaga, as mulheres que passarem por situações de assédio poderão ser amparadas pelos agentes da GCM.
“A mulher que se sentir em risco, que esteja sendo assediada ou até mesmo precisar pedir socorro, basta sinalizar imediatamente com um gesto para a Guarda ou ligar imediatamente para o 153, que entraremos com o apoio imediatamente”, explica.
Patrulha Maria da Penha
A Patrulha Maria da Penha é uma divisão da Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande especializada no atendimento a mulheres em situação de violência doméstica, sobretudo aquelas beneficiadas com MPUs (Medidas Protetivas de Urgência) concedidas pela Justiça.
As atividades realizadas pela Patrulha envolvem visitas domiciliares e telefonemas de acompanhamento para verificar a condição de segurança e bem-estar das solicitantes, bem como o cumprimento das medidas por parte dos acusados.
A sede da Patrulha fica localizada na à CMB (Casa da Mulher Brasileira), onde as mulheres podem contar com diversos serviços da rede de enfrentamento.
A Casa da Mulher Brasileira realiza atendimento 24 horas e os serviços de emergência, incluindo a Patrulha Maria da Penha, funcionam de forma ininterrupta, de forma ágil e segura.
Notícias mais lidas agora
- ‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
Últimas Notícias
VÍDEO: carro de motorista por aplicativo pega fogo no Tijuca
Na Avenida Dr. Nasri Siufi na região do Jardim Tijuca
Grupo disfarçado de agentes da PF assalta casa de filho de Maluf no Morumbi
O imóvel fica no Morumbi, na zona sul de São Paulo
Cano marca no fim e Fluminense escapa de derrota para o Fortaleza no Maracanã
O Fortaleza estacionou nos 64 pontos
Caminhoneiro é flagrado dirigindo bêbado e oferece dinheiro a guardas municipais
Por volta das 16h30 desta sexta-feira (22) na Avenida Gury Marques
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.