Fazendas entre os rios Barra Mansa e Negro, em Aquidauana, a 145 quilômetros de Campo Grande, foram devastadas por incêndio, que persistem nesta sexta-feira (2). Imagens registradas por funcionários das propriedades revelam a força do fogo e o cenário assustador da fumaça densa no Pantanal. Imagens de satélite do Zoom Earth mostram o rastro da fumaça desde a região pantaneira de Corumbá em direção ao sul do Estado. Ao norte, a condição se alia ao aumento de nebulosidade.

O monitoramento do SOS Pantanal indica que há focos de calor em 16 localidades, também próximo à Miranda. O mapa mostra uma imensa área atingida pelo fogo nos últimos sete dias.

O vento favorece a propagação das chamas em uma velocidade incontrolável. As imagens mostram que o céu é tomado pela fumaça preta, apagando o céu azul. Além da escuridão da fumaça, as cercas de madeira são destruídas pelo fogo.

Risco extremo

A coordenadora do Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), Valesca Fernandes, explica que o Estado enfrenta o risco extremo de perigo de fogo no Pantanal nos próximos dias, sem chances de chuva.

A previsão, entre os dias 1 e 7 de agosto, indica tempo firme com sol e poucas nuvens. As temperaturas seguem estáveis e acima da média, podendo chegar a 37°C.

Além disso, a condição se alia aos valores de umidade relativa do ar, entre 10 e 30%, favorável para a ocorrência de incêndios florestais, por conta do ar seco aliado a temperaturas acima da média.

Confira o vídeo:

*Atualizado para correção de informações às 9h.