Imagens espaciais do Zoom Earth identificam duas mudanças no tempo de Mato Grosso do Sul: o avanço da esperada frente fria e a dissipação da fumaça de incêndios do Pantanal para outras regiões, a mesma condição que deixou a lua vermelha e o sol alaranjado, na manhã desta terça-feira (25).

A imagem do satélite meteorológico indica a nebulosidade nas regiões oeste, sudoeste e sudeste. O cenário está associado ao avanço de uma frente fria que favoreceu o aumento de nebulosidade e com baixa probabilidade de pancadas de chuvas.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), é notável a ampliação da fumaça nas regiões central, norte e pantaneira. Sendo assim, em grande parte de MS, os ventos atuam do quadrante sul.

fumaça frente fria
Frente fria, nebulosidade e fumaça (Zoom Earth)

Frente fria com pouca chuva

Contudo, o monitoramento informa que a previsão é de tempo com sol, aumento de nebulosidade e com pequena probabilidade de chuvas, nas regiões sudeste, sul e sudoeste.

Nas regiões norte e bolsão, as temperaturas são de 32 e 34°C e baixos valores de umidade relativa do ar entre 20 e 40%. Para as regiões sudoeste, sul e sudeste do Estado, as temperaturas estarão mais amenas com valores de máximas entre 20 e 25°C.

Influência da fumaça

Imagens de satélite indicam a fumaça que parte de Corumbá, o que pode ter influência com a lua vermelha e o sol laranja intenso. Sendo assim, o meteorologista Vinicius Sperling, do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), explica que houve virada de vento de direção nordeste, norte, oeste, sudoeste por influência da frente fria.