A florada do ipê-rosa começa a se despedir em Campo Grande. O colorido das flores que alegram a cidade tem duração curta e com o vento, caem mais rapidamente. Em locais como a Avenida Gury Marques, onde há um “corredor” de ipês, a florada já toma conta do chão.

Apesar de bonitos e de chamarem atenção de todos que passam próximo a um ipê florido, o tempo de sua florada costuma ser curto, durando cerca de uma semana. O ipê-rosa especificamente costuma florir por sete dias, enquanto o ipê-amarelo perdura por mais, cerca de dez dias.

Há, ainda, outros lugares onde se vê o tapete rosa se espalhando pelo chão, como nos ipês da Avenida Tamandaré, do bairro Tira Dentes e até mesmo da região central da cidade.

No bairro Mário Covas, na rua Pedro Eduardo Leite, houve um único ipê, chamado de filho único, que ao longo de uma semana foi o ponto do turístico local, mas que agora volta a ficar verde.

Com o rosa indo embora, espera-se que a próxima florada em Campo Grande seja a dos ipês-amarelos. Segundo o biólogo José Milton Longo, o ipê-rosa é sempre o primeiro a florescer, havendo um padrão nas temporadas de floradas:

  • Junho – Ipê-rosa.
  • Julho e agosto – Ipê-amarelo.
  • Agosto e setembro – Ipê-branco.

Campo Grande concentra o maior número de árvores na área urbana, sendo o Ipê a mais tradicional. No Brasil, existem doze tipos de ipês com flor em tons de amarelo. Uma característica que o diferencia das demais árvores é o fato de suas flores nascerem e as folhas caírem dos galhos.

Despedida Ipê-rosa. (Foto: Nathalia Alcântara/Midiamax)

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.