Pular para o conteúdo
Cotidiano

Fiocruz aponta queda das ocorrências de SRAG em MS na última semana epidemiológica

Dados se referem à Semana Epidemiológica 39, compreendida entre os dias 22 e 28 de setembro
Liana Feitosa -
Crianças estão entre principais vítimas da covid atualmente
Foto: Henrique Arakaki/Jornal Midiamax

Levantamento da aponta que há sinal de interrupção de crescimento ou início de queda das ocorrências de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) por Covid-19 em .

Os dados se referem à Semana Epidemiológica 39, compreendida entre os dias 22 e 28 de setembro, e constam no Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira (3).

Segundo o boletim, enquanto MS, assim como Paraná, Goiás, e apresentam queda no número de casos, há aumento nos registros graves por covid-19 em Minas Gerais, Goiás e

De maneira geral, houve maior incidência de casos graves por covid-19 entre crianças de até 2 anos. 

“Temos observado uma baixa adesão da vacinação contra a covid-19 nas crianças pequenas. Então, é muito importante que os pais levem seus filhos aos postos de saúde para se vacinarem contra a doença”, orienta a pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fiocruz e do Boletim InfoGripe, Tatiana Portella.

Brasil

No agregado nacional, a análise aponta sinal de queda de SRAG na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) e de estabilização ou oscilação na tendência de curto prazo (últimas três semanas). 

De acordo com o InfoGripe, sete estados apresentam sinal de crescimento de SRAG na tendência de longo prazo: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina e Tocantins. 

Os casos de SRAG por rinovírus mantêm indícios de interrupção do crescimento ou queda em grande parte do país, embora ainda apresentem aumento em alguns estados do Nordeste e Sul.

Prevalência e óbitos

Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos positivos foi de 32,3% para Sars-CoV-2 (covid-19), sendo a maior responsável pelo número de casos.

Na sequência aparece o rinovírus, com 30,5% dos casos, e a influenza A, com 14,2%. Já a Influenza B teve prevalência de 6,2% e o vírus sincicial respiratório teve 6,4%.

Em relação aos óbitos, a prevalência entre os casos positivos foi de 63,3% para Sars-CoV-2, 20,4% para influenza A, 5,6% para rinovírus, 4,8% para influenza B e 1,1% para o vírus sincicial respiratório.

Casos em 2024

No ano epidemiológico 2024 já foram notificados 138.185 casos de SRAG, sendo 66.037 (47,8%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório 56.779 (41,1%) negativos e ao menos 7.938 (5,7%) aguardando resultado laboratorial. 

Dados de positividade para semanas recentes estão sujeitos a grandes alterações em atualizações seguintes por conta do fluxo de notificação de casos e inserção do resultado laboratorial associado. 

Dentre os casos positivos do ano corrente, 38,6% são de vírus sincicial respiratório, 24,6% são de rinovírus, 18,8% são de Sars-CoV-2 (covid-19), 18,2% são de influenza A e 1% de influenza B.  

Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos positivos foi de 32,3% de Sars-CoV-2 (covid-19), 30,5% de rinovírus, 14,2% de influenza A, 6,2% de influenza B e 6,4% de vírus sincicial respiratório.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Flagra em show do Coldplay: tudo o que se sabe sobre o suposto caso de traição

Operação no Paraguai desarticula organização criminosa ligada ao Clã Rotela

Execução: Rapaz encontrado morto na ciclovia foi assassinado com 14 tiros em Campo Grande

Fogo no Pantanal

Apesar de estiagem predominar em MS, Pantanal registra queda de 97,12% em incêndios em julho

Notícias mais lidas agora

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

VÍDEO: Idoso é atropelado em ciclofaixa da Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

VÍDEO: Imagens mostram acidente entre motociclista e prestador de serviços da CCR na BR-163

Últimas Notícias

Cotidiano

Com mercado aquecido, 238 alunos concluem curso de TI em MS prontos para atuar

A formatura marca o encerramento da primeira turma de TI do programa Voucher Desenvolvedor

Trânsito

Engavetamento entre três veículos deixa trânsito lento na Rua Bahia, em Campo Grande

Um dos condutores envolvidos disse que não conseguiu frear a tempo

Esportes

MS garante três pódios em categorias da Copa das Federações de Tênis 2025

Mato Grosso do Sul faturou um título e duas terceiras colocações no campeonato

Transparência

LISTA: Governo de MS promove 77 oficias do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar

De acordo com a publicação, há promoções tanto por merecimento quanto por antiguidade