Um filhote de jararaca foi capturado no Hospital Universitário de Dourados – cidade a 225 quilômetros de Campo Grande. A serpente venenosa foi encontrada por funcionários em uma caixa utilizada na área de construção do local.
O filhote, de aproximadamente, 70 centímetros foi encontrado no fim da tarde dessa quarta-feira (5) e não fez vítimas. Após encontrarem a jararaca, os funcionários acionaram a equipe do 2º BPMA (Batalhão da Polícia Militar Ambiental), que realizou o resgate.
Sem apresentar lesões, a serpente foi capturada e levada para seu habitat natural, em uma área distante de atividades urbanas.
Jararaca
Segundo informações divulgadas pelo Instituto Butantan, a jararaca -Bothrops jararaca, nome científico – é responsável por 69,3% dos acidentes registrados no Brasil, sendo a maioria no estado de São Paulo.
Essa espécie cresce até 1,5 metros, no caso das fêmeas. Já os machos chegam até um metro. Já o tempo de vida é em média 30 anos e os filhotes já nascem com veneno.
Os principais sintomas da picada de uma jararaca adulta em humanos são dor e inchaço local, às vezes com manchas arroxeadas e sangramento no ferimento.
Ainda sobre os sintomas, podem ocorrer sangramentos em mucosas, como nas gengivas e nariz. As complicações podem provocar infecção e necrose na região da picada e insuficiência renal aguda.
