Festa de São Benedito, realizada tradicionalmente na Comunidade Tia Eva, localizada no Jardim Seminário, em Campo Grande, traz uma novidade para as comemorações da 105ª edição. Neste ano, o evento conta com a Carreta do Amor e oferece exames de Papanicolau e mamografia gratuitos.

Estacionada na Rua Eva Maria de Jesus, a Carreta do Amor atende pelo menos 50 mulheres por dia e permanece no local até sexta-feira (17). A enfermeira Jucelina Guedes de Menezes, diz que o objetivo é realizar 30 preventivos e 50 mamografias diariamente.

“Essa semana a gente está aqui na comunidade Tia Eva das 7 da manhã às 16 horas. O Papanicolau será feito em mulheres de 24 a 64 anos e a mamografia de 40 a 69 anos. É super rápido e só precisa trazer comprovante de residência, o cartão do SUS e um documento com foto”, explica.

Presidente da Associação dos Descendentes de Tia Eva, Ronaldo Jeferson da Silva, comentou a presença da carreta nas celebrações da comunidade. “A Carreta do Amor que está aqui trazendo possibilidade de fazer exames de mamografia e outros exames aqui com tranquilidade, não tem fila e a mulher pode vir, se enquadrando nos requisitos, ela vem e faz tranquilamente o exame e vai embora”, reforça.

Ronaldo, presidente da Associação Descentes de Tia Eva (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Sobre as comemorações, Ronaldo ressalta que a festa começou com objetivo de celebrar ao Santo que é considerado padroeiro da comunidade.

“Isso iniciou lá atrás, com o intuito de reunir a família porque ela teve uma dádiva de São Benedito, então, enquanto houver um descendente, a festa se continue. Então, assim, nós seguimos há 105 anos fazendo a festa de São Benedito, que é de suma importância para a comunidade manter essa tradição e a memória viva de Tia Eva”, destaca.

Na última semana, a Igreja da Tia Eva, que fica na comunidade quilombola, foi interditada pela Defesa Civil, por risco de desabamento, porém, não houve adiamento da festa que teve início na última sexta-feira (10) e segue a programação com missas, procissões, esportes e apresentações musicais até o próximo dia 25. O evento é gratuito e aberto a todos.

Igreja de São Benedito, na comunidade Tia Eva (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)