Feriado de Santo Antônio será de sol e céu com poucas nuvens em Mato Grosso do Sul, de acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima do Estado do Mato Grosso do Sul). No entanto, a presença do ar seco facilita a ocorrência de altas amplitudes térmicas, podendo ocorrer variação de temperatura de até 20°C num mesmo dia. 

Isso pode ocorrer porque o Estado está sob a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que inibe a formação de nuvens e chuvas, favorecendo o tempo quente e seco. 

Conforme a meteorologia, a temperatura segue amenas no comecinho do dia, ao amanhecer, podendo ficar entre 14°C e 19°C. Já as temperaturas máximas ficam elevadas e podem atingir valores entre 30°C e 36°C em MS entre quinta-feira (13) e domingo (16). 

No sul, leste e sudeste de Mato Grosso do Sul as mínimas ficam entre 17°C e 20°C, e as máximas entre 28°C e 33°C. 

Nas regiões pantaneira e sudoeste, há previsão de mínimas entre 18°C e 24°C, e máximas entre 33°C e 36°C. 

Já para as regiões norte e bolsão (Chapadão do Sul e proximidades), esperam-se mínimas entre 14°C e 19°C, e máximas entre 31°C e 35°C.  Na capital, Campo Grande, mínimas ficam entre 20°C e 22°C, e máximas entre 29°C e 31°C. 

Umidade do ar

A umidade relativa do ar deve continuar baixa nos próximos dias, entre 15% e 40%, com destaque para as regiões pantaneira, sudoeste, bolsão e norte do Estado. 

Por isso a recomendação é beber bastante líquido e umidificar os ambientes. Além disso, é preciso ficar atento às possibilidades de incêndio. Essas condições meteorológicas tornam o ambiente atmosférico propício para ocorrência de incêndios florestais e recomenda-se que a população não coloque fogo em nenhuma situação.

Na região norte os ventos podem atingir entre 40 e 60 km/h entre quinta e domingo, e pontualmente podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h. 

Possibilidade de frente fria

Segundo a meteorologia, nenhuma mudança no tempo pelo menos até os dias 18 ou 19 de junho está prevista, mas após essa data pode haver aproximação de uma nova frente fria. No entanto, é preciso continuar acompanhando as previsões semanais devido às incertezas climáticas.