Pular para o conteúdo
Cotidiano

Fazendas do Pantanal recebem ‘fogo bom’ para prevenir novos incêndios florestais

Queima prescrita tem como principal objetivo reduzir vegetação seca que pode virar combustível para o fogo se alastrar
Fábio Oruê -
pantanal
'Fogo bom' evita grandes incêndios florestais (Alexandre Pereira, Divulgação)

Propriedades rurais localizadas no Pantanal receberam equipe de dez brigadistas do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para a realização da queima prescrita, com objetivo de evitar novos grandes incêndios no bioma.

No fim de setembro, três fazendas da região do Pantanal Miranda-Abobral receberam a ação, que contou com a parceria com pesquisadores da UFMS (Universidade Federal de ). Essa é uma das principais atividades de prevenção previstas em planos de manejo integrado do fogo.

Durante a ação foram queimados quatro hectares de vegetação em áreas que não foram atingidas por incêndios este ano, nas fazendas São José do Báu, Xaraés e Vai Quem Quer. O objetivo é reduzir a quantidade de vegetação seca e exótica acumuladas que podem servir como combustível.

Com isso, se o ‘fogo ruim’ dos incêndios se aproxima das regiões, os riscos de se alastrarem são minimizados. A iniciativa faz parte do projeto PELD NEFAU (Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração, executado pelo Núcleo de Estudos do Fogo em Áreas Úmidas) da UFMS, grupo de cientistas voltado ao estudo dos efeitos do fogo e da no bioma pantaneiro.

“Durante o período crítico, a nossa queima simula o fogo dos incêndios, então a tensão é bem maior. Nesta ação contamos com o trabalho de dez brigadistas bastante experientes na execução de queimas controladas e todas aconteceram de forma segura e dentro do esperado”, informa Alexandre Pereira, pesquisador do NEFAU e analista ambiental do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama.

pantanal
Queima prescritas tem três modalidades (Alexandre Pereira, Divulgação)

Queima prescrita no Pantanal

Segundo profissionais que atuam no projeto, três tipos de queima prescrita são realizadas em suas áreas de estudo: precoce, modal e tardia. A primeira é feita no período menos crítico, que antecede a temporada de incêndios. A segunda é aplicada durante o período de estiagem e de incêndios. Por fim, o fogo tardio é feito após o período crítico. Entre as três, a queima modal é a que mais exige atenção.

Para quem precisou combater incêndios muito mais cedo no Pantanal este ano, trabalhar em ações preventivas é um alívio. Esse é o caso de Edson Rojas, brigadista da brigada Pronto Emprego, de .

“2024 foi muito difícil. Normalmente começamos com atividades de prevenção, como construir aceiros e participar de ações de educação ambiental, só que este ano já entramos combatendo o fogo e em situações de muito perigo. Na última missão na Serra do Amolar, por exemplo, o fogo chegou a cercar nossa equipe, mas graças a Deus conseguimos terminar o combate. Trabalhar cada vez mais com queimas prescritas e controladas e menos com incêndios é o nosso objetivo”, diz.

O ‘fogo bom’ é utilizado desde 2013 quando o Prevfogo montou a brigada Terena da aldeia Limão Verde, em . Motivado pelos resultados que viu, o brigadista Odielson Franscisco se preparou e entrou para a equipe em 2018.

pantanal
Ação é feita por brigadistas (Alexandre Pereira, Divulgação)

“Antes da brigada existir na aldeia, nossa comunidade era bem afetada por incêndios. Quando o Prevfogo entrou e começaram queimas controladas, ações educativas nas escolas, igrejas e demais espaços, conseguimos alcançar o público-alvo que é a comunidade e esse problema reduziu muito. As ações preventivas fazem toda diferença”, explica.

Adesão

No Pantanal, mais de 90% das terras estão em propriedades privadas, o que torna necessário integrar e discutir com esses proprietários as estratégias de prevenção. Lídio Rodrigues, de 62 anos, empresário pecuarista proprietário da Fazenda Vai Quem Quer, é um dos parceiros do projeto PELD NEFAU.

Ele acredita na ciência e no trabalho integrado como uma das saídas. Situada na área rural de Corumbá, a fazenda foi uma das que recebeu a última queima prescrita.

“Os me procuraram e eu aceitei ceder algumas parcelas da fazenda para estudo, porque acredito que essa pode ser uma das soluções para os incêndios. Esse ano aqui foi terrível, pior que 2020, precisou até de avião no combate e tivemos prejuízo de cerca de 50 mil reais. 20 mil só para arrumar cercas. Outra coisa que vejo como urgente é fiscalizar grandes fazendas que estão abandonadas, e que quando pega fogo, não tem ninguém para combater”, diz.

Fogo bom

Por possuir planejamento estratégico, o fogo prescrito é considerado seguro. Dias antes de executar uma ação como essa, pesquisadores se reúnem com brigadistas para avaliarem as condições do local e as equipes realizam limpeza e manutenção de aceiros nas parcelas que serão queimadas.

Aceiros são faixas livres de vegetação que limitam uma determinada área e podem funcionar como barreiras para impedir a propagação do fogo. Por fim, na hora da queima, brigadistas utilizam o equipamento pinga-fogo e ateiam as chamas em pequenas áreas da vegetação de superfície, monitorando a área destinada para a queima prescrita até o fogo ser extinto.

pantanal
Queima prescrita no Pantanal (Alexandre Pereira, Divulgação)

Manejo Integrado do Fogo

Em julho deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, em Corumbá, a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, com objetivo de implementar o Manejo Integrado do Fogo (MIF) para reduzir incêndios florestais e fortalecer a conservação da biodiversidade.

O MIF é construído de forma coletiva e integra aspectos ecológicos, culturais, socioeconômicos e técnicos nas ações relacionadas ao uso do fogo. A estratégia utiliza queimas prescritas e controladas como formas de prevenir e combater incêndios.

Márcio Yule, coordenador do Prevfogo em MS, ressalta que não basta só combater o fogo, o apoio às atividades científicas dentro do manejo integrado do fogo é fundamental para mudar o futuro dos grandes incêndios no Pantanal.

“É uma ação preventiva extremamente importante. Já existe uma determinação dentro do Prevfogo para que a gente possa apoiar cada vez mais as pesquisas e no caso da queima prescrita, fornecer todo apoio e segurança no acompanhamento, cumprindo as etapas de execução. Encaminhamos dez profissionais, cinco da brigada Pronto Emprego de Corumbá e cinco da brigada Terena Limão Verde. Só com ações efetivas da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo mudaremos esse cenário preocupante”, diz.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após atentado, pré-candidato à presidência da Colômbia segue na UTI

Mustang avalido em R$ 500 mil bate contra muro e fica destruído em Campo Grande

Praça das Águas

Tomada por lixo e mato alto, Praça das Águas vira ponto de insegurança na Afonso Pena

Compra de carnes visa a atender alunos da Rede Municipal de Ensino (Prefeitura de Boa Vista, reprodução)

Liminar expedida pelo TCE-MS suspende compra de carnes pela Prefeitura de Japorã

Notícias mais lidas agora

Bebê Sophie pode ser a mulher mais jovem vítima de feminicídio no Brasil 

Inmet emite alerta de chuvas intensas que trazem nova frente fria a MS

CPI

CPI mira em integrantes do Consórcio Guaicurus em oitivas desta semana

Atropelado, ciclista é levado ao Pronto Med, mas aguarda atendimento por quase 2h

Últimas Notícias

Esportes

Alcaraz salva 3 match points e leva o bi em Roland Garros na final mais longa da história

Partida em Paris durou 5h29 e se tornou a final mais longa da história de Roland Garros

Polícia

Adolescente é encontrado morto com sangramento na boca e no nariz em MS

A suspeita da morte foi por overdose, visto que o jovem estava consumindo bebidas alcoólicas e usando entorpecentes na noite anterior

Esportes

Escolinha do Pezão e Skill Sports conquistam dois últimos títulos da Copa Pantanal de Voleibol

Evento durou 17 dias e teve a participação de 80 equipes, com a realização de 161 jogos, nas quadras do Cemte, Círculo Militar e Ginásio Guanandizão

Famosos

Influenciador mais seguido do TikTok é detido por agentes de imigração dos EUA

Autoridades norte-americanas disseram que o prazo de validade do visto do influencer tinha sido ultrapassado