Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Fantasia não é convite’: Delegada dá dicas de como aproveitar o Carnaval com tranquilidade

Casos de importunação sexual são comuns durante a folia e é importante tomar alguns cuidados para curtir a festa
Lívia Bezerra -
Confira as dicas para curtir o Carnaval com segurança (Foto: Ana Laura Menegat, Midiamax)

O Carnaval já começou com os tradicionais bloquinhos de rua em Campo Grande! Com a chegada da , nota-se um aumento no número de ocorrências de assédio e importunação sexual contra mulheres que tentam curtir a festa. Muitas vezes, o que é para ser um dia de festa se torna um dia terrível.

Mas, você sabe a diferença entre o assédio e a importunação sexual? A delegada titular da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), em , Elaine Benicasa, esclareceu o assunto. 

Em ambos os crimes, existe a prática de atos sexuais do autor para com a vítima. No caso de assédio sexual é importante ter uma relação de subordinação hierárquica ou ascendência entre o autor e a vítima, conforme a delegada.

“Os exemplos mais comuns são de chefes de departamentos, diretores, professores, padres, pastores, há uma relação profissional hierárquica clerical ou até mesmo acadêmica entre as partes envolvidas”, explica. 

Já no crime de importunação sexual não há necessidade de ter subordinação hierárquica ou ascendência entre autor e vítima, segundo a delegada. “A importunação sexual acontece mediante ações muito comuns nesses períodos festivos, como passada de mão nas partes íntimas, beijos roubados e forçados, abordagens insistentes sem o seu consentimento”.

Dicas para aproveitar a folia com segurança

Para aproveitar o período festivo com maior tranquilidade, é importante tomar alguns cuidados. Entre as dicas da delegada estão curtir a festa próximo de agentes de segurança ou de conhecidos e lembrar que qualquer abordagem insistente sem o seu consentimento não é paquera. 

“Transite pelos locais acompanhada; caso você precise fazer o uso do motorista de aplicativo, vá igualmente acompanhada; na impossibilidade, compartilhe essa viagem com algum conhecido; se precisar ir ao banheiro ou por qualquer outro motivo se descuidar do seu copo, dispense essa bebida, não dê chance ao criminoso sexual. E lembre-se, beijo roubado, mão em suas partes íntimas e abordagem insistente sem o seu consentimento não é paquera. Não é não! E fantasia não é convite”, reforça. 

Em caso de vítima de assédio ou importunação sexual, é importante procurar ajuda. “Temos o canal 180 para denúncias anônimas, como também o site do Tribunal de Justiça e o da delegacia virtual da Polícia Civil”, conclui a delegada.

Equipes da Polícia Civil estão reforçando a segurança em todo o estado de Mato Grosso do Sul. A , que funciona dentro da Casa da Mulher Brasileira, atende 24 horas por dia, contando com um setor psicossocial para atendimento de todas as vítimas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em tom de motivação, diretoria anuncia nova comissão técnica do Comercial

Incêndio atinge antigo aterro sanitário do Jardim Noroeste e fumaça é vista a quilômetros de distância

Ginásio Guanandizão sedia etapa da Superliga C de vôlei a partir de domingo

hemosul

Hemosul muda horário de atendimento aos sábados a partir de agosto; confira

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

brasilândia menores família

Vereadores de Brasilândia ‘torram’ quase R$ 300 mil em diárias e entram na mira do MP

Últimas Notícias

Polícia

Perícia encontrou faca entortada em casa de idoso morto pelo filho ‘coach’

Idoso foi assassinado há pouco mais de um mês no Parque Residencial Maria Aparecida Pedrossian; filho continua preso

Brasil

SC: Prefeito se disfarça de morador em situação de rua por quase 24 horas

Prefeito afirmou que ação era para testar políticas públicas do município

Política

‘Único caminho é soltar os presos políticos’: Pollon defende anistia para derrubar tarifaço dos EUA

Deputado federal bolsonarista de Mato Grosso do Sul crítica governo Lula nas negociações com os Estados Unidos

Cotidiano

Homem condenado a 34 anos de prisão por latrocínio tem pena reduzida pela Defensoria Pública de MS

De Sidrolândia, homem cumpre pena na Penitenciária Federal em Mossoró, no Rio Grande do Norte