Pular para o conteúdo
Cotidiano

Famílias de MS são alvo de estudo nacional sobre de Alimentação e Nutrição Infantil

Estudo avalia as práticas de aleitamento materno e os hábitos alimentares
Fábio Oruê -
alimentação
Bebês de até seis meses são alvo da pesquisa (Reprodução, Pixabay)

Famílias de Mato Grosso do Sul com crianças de até 6 anos podem receber, em suas casas, a visita de entrevistadores da edição 2024 do Enani-2024 (Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil).

Conduzida pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), a pesquisa do Ministério da Saúde visitará 15 mil famílias em todo o Brasil para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o estado nutricional antropométrico e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até seis anos e suas mães.

Em MS, o Enani-2024 visitará 600 famílias com crianças de até 6 anos. As visitas domiciliares vão acontecer em Campo Grande, , Dourados e . Os entrevistadores do estudo – identificados com camiseta e crachá – vão realizar três atividades:

  • Entrevista com as mães ou cuidadores, com perguntas sobre amamentação e alimentos consumidos no dia anterior, para avaliação do aleitamento materno e do consumo alimentar;
  • Medida de peso e altura ou comprimento das mães biológicas, crianças e bebês, para classificação do estado nutricional conforme padrão da OMS (Organização Mundial da Saúde);
  • E agendamento de uma segunda visita domiciliar para coleta de sangue das mães e crianças maiores de seis meses.

A coleta serve para hemograma completo e análise de marcadores de deficiência de vitaminas e minerais, como ferro e vitamina A. Quando houver necessidade, a família será encaminhada ao posto de saúde para acompanhamento. E as amostras biológicas vão compor um biorrepositório, que permitirá análises complementares futuras. 

Além da UFRJ, participam da coordenação da pesquisa a UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), a UFPA (Universidade Federal do Pará), a UFPR (Universidade Federal do Paraná) e a UFG (Universidade Federal de Goiás). O Enani-2024 dispõe de uma linha telefônica gratuita para tirar dúvidas da população: 0800 888 0022.

O coordenador nacional do Enani-2024, Gilberto Kac, explica que crianças de até seis anos são mais suscetíveis às deficiências nutricionais, especialmente em relação a crescimento linear e micronutrientes essenciais, como ferro, vitamina A e zinco.

“O ENANI-2019 mostrou que, naquela época, metade das famílias brasileiras com crianças na faixa etária do estudo vivia em insegurança alimentar. A pesquisa também revelou que 80% das crianças brasileiras menores de cinco anos já consumiam alimentos ultraprocessados e que 10% dos pequenos – e metade de suas mães – estavam acima do peso. Agora, vamos atualizar e aprofundar esse quadro”, adianta Kac, que é professor titular da UFRJ.

Um dos objetivos da pesquisa é conhecer o cenário alimentar e nutricional das crianças brasileiras depois da pandemia de covid-19. Kac aponta que a perda imediata de renda e a interrupção ou redução do acesso a serviços de saúde durante a pandemia afetaram diretamente o estado nutricional das crianças brasileiras, gerando vulnerabilidades imediatas e riscos de médio e longo prazo.

“Conhecer esse cenário nos permitirá apoiar o redirecionamento de políticas públicas. Além de contribuir com a orientação de ações em nível nacional, o estudo fornecerá evidências que, somadas às produzidas em outros países, serão úteis para compreender os impactos da pandemia globalmente”, afirma.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Petrobras reduz preço do diesel para as distribuidoras

900 quilos de maconha são apreendidas em veículo colidido em marquise de ponte

Red Bull Bragantino faz no fim, bate Mirassol, chega à 5ª vitória seguida e é 2º no Brasileiro

VÍDEO: casa é invadida e furtada pela segunda vez no Paulo Coelho

Notícias mais lidas agora

Vostok: ameaçado, David Chita troca de advogados para negociar delação

De Campo Grande, Cida Gonçalves é demitida do Ministério das Mulheres

Homem é morto a golpes de foice e tem corpo jogado em córrego

Atlético-MG faz bom 1º tempo, vence o Juventude e deixa a zona de rebaixamento do Brasileiro

Últimas Notícias

Brasil

Fórum de Finanças Climáticas e de Natureza vai ocorrer dias 26 e 27 de maio no Rio

Ocorrerá nos dias 26 e 27 de maio

Polícia

Motorista de Amarok é preso com R$ 480 mil em contrabando

Os materiais apreendidos, avaliados em R$ 482 mil

Economia

Vendas de motos sobem 7,3% em abril ante mesmo mês de 2024, revela Fenabrave

Vendas de motos tiveram alta de 9%

Cotidiano

Juízes substitutos finalizam curso de formação inicial e recebem designações

Palestra ministrada pelo desembargador aposentado Claudionor Miguel