Estudante perde vestibular da UEMS por falha na gratuidade do transporte público em Campo Grande
Gratuidade foi determinada por lei municipal sancionada em 2023 com o objetivo de reduzir barreiras a estudantes
Liana Feitosa –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Uma estudante perdeu o vestibular da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), realizado neste domingo (24), por causa de problemas com o benefício da gratuidade no transporte público em dias de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares de universidades públicas.
Ao Jornal Midiamax ela contou que, antes do Enem, solicitou o passe livre ao Consórcio Guaicurus e o pedido foi deferido, ou seja, aceito.
No entanto, no dia da prova, ela conseguiu utilizar o benefício apenas no retorno para casa. A passagem de ida precisou ser paga, contrariando a promessa de gratuidade integral, como garante lei municipal sancionada em 2023 com o objetivo de reduzir as barreiras financeiras para estudantes, especialmente os de baixa renda.
Segundo a estudante, o problema se repetiu neste domingo, ao tentar ir para o local de prova onde faria o vestibular da UEMS.
Surpresa e frustração
A jovem relatou que o passe livre não funcionou, e ao questionar funcionários do Consórcio Guaicurus, responsável pelo transporte coletivo em Campo Grande, foi informada de que o benefício havia sido retirado.
“Eu não sabia que não teria o passe hoje. Fui pega desprevenida e, como não tinha dinheiro para o passe, acabei perdendo a prova”, lamentou a estudante.
Ainda segundo o relato, no dia do Enem, uma funcionária do terminal teria informado que outros estudantes enfrentaram a mesma dificuldade. Muitos acabaram perdendo a prova ou precisaram pagar as passagens por conta própria, gerando frustração em relação a planos para o exame considerado decisivo para o ingresso no ensino superior.
O vereador Ronilço Guerreiro (PODEMOS) afirmou ao Midiamax que acionará o consórcio para questionar o problema no cumprimento da lei. “Vou realmente cobrar muito isso porque o que é um direito, é direito. Eles não podem criar essa dificuldade”, disse.
“Gostaria que esta situação fosse divulgada para a população, pois todos precisam saber o que realmente está acontecendo”, completou a estudante.
O Midiamax também entrou em contato com o Consórcio Guaicurus para obter um posicionamento sobre a denúncia feita pela estudante. Segundo a assessoria de imprensa da concessionária, o caso será comunicado à administração do consórcio nesta segunda-feira (25).
O cadastro solicitando a gratuidade pode ser feito pelos estudantes clicando direto no link: https://www.consorcioguaicurus.com.br/servico/gratuidades/.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
Notícias mais lidas agora
- Idoso é encontrado morto após cair em lagoa no interior de MS
- Dívida de drogas teria motivado assassinato de ‘Pinguim’ em confraternização, segundo amigos
- Adolescente morre na Santa Casa dois dias após bater na traseira de carreta na BR-262
- Família procura por irmãos de 5 e 7 anos que desapareceram no Jardim Leblon
Últimas Notícias
Emoção até o final da rodada! Mais três times da Série B garantem vaga no Brasileirão 2025
Santos, Mirassol, Sport e Ceará conquistaram vaga e farão parte da elite do futebol brasileiro
Funcionário de Condomínio sofre marteladas na cabeça por causa de demora na abertura do portão
Morador ficou irritado e acertou dois golpes de martelo na cabeça da vítima
Leila é reeleita presidente do Palmeiras e continua no comando do clube por mais três anos
Leila Pereira foi reeleita Presidente do Palmeiras, em São Paulo, na tarde deste domingo (24), e segue no comando do clube. A atual presidente do alvi-verde superou Savério Orlandi, que era único candidato da oposição. Conforme apuração dos números divulgados pelo Uol, a eleição terminou com 2.295 a 858 para a “Chapa 100 – Palmeiras…
Após trocar mensagens com garota de programa, homem é vítima de extorsão para não ter nome exposto
Ele realizou dois Pix de quase R$ 600, mas mulher exigia mais dinheiro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.