Estudantes de graduação e de pós-graduação stricto sensu da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) têm esta segunda e terça-feira (19) para realizar a rematrícula e garantir a vaga para o primeiro semestre letivo de 2024.
A rematrícula deve ser feita exclusivamente pela internet com os dados do Passaporte UFMS por meio de celular, tablet ou computador.
No caso dos alunos de graduação, a confirmação de interesse na vaga deve ser feita por meio do Siscad (Sistema Acadêmico).
Neste ano, os alunos dos cursos da modalidade à distância não precisarão apresentar o requerimento acadêmico, como em anos anteriores, e poderão selecionar as disciplinas diretamente no Siscad. Os estudantes devem ficar atentos a seleção de disciplinas para que não haja conflitos de horários. Dúvidas podem ser sanadas com a coordenação do curso de graduação.
Quem precisar fazer ajustes terá 26 e 27 de fevereiro para apontar as mudanças no Siscad. A terceira chance de ajustes será entre 4 a 9 de março por meio de requerimento on-line na página da Prograd.
Como fazer a rematrícula na pós-graduação?
Os estudantes do mestrado e doutorado devem confirmar o interesse na vaga por meio da página de Pós-Graduação.
Os discentes devem ficar atentos no momento de selecionar um dos três tipos de matrículas: estudantes especiais; estudantes regulares (irão cursar disciplinas) e estudantes regulares (cursaram as disciplinas e necessitam apenas manter o vínculo com o curso para a produção da tese ou dissertação).
Os que irão realizar disciplinas devem clicar em “Solicitar matrícula” e depois em “Solicitar como aluno regular do curso (…)”, onde irá aparecer a pós-graduação com a qual há vínculo. No caso dos que irão apenas renovar o vínculo, devem clicar na opção “Vínculo com cursos”.
Os estudantes especiais terão de 22 a 23 de fevereiro para realizar a matrícula. Eles devem acessar a página da Pós-graduação, clicar em “Solicitar matrícula” e depois em “Solicitar como aluno especial”.
O secretário de Pós-graduação Stricto Sensu da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Antonio Koodi Kato, alerta os estudantes que irão realizar disciplinas para que se atentem à confirmação da solicitação.
“É preciso clicar em ‘Confirmar solicitação de matrícula’ todas as vezes que acessarem o sistema, visto que é comum acessá-lo repetidas vezes durante o período de renovação de matrícula, e, a cada acesso à solicitação é reaberta, devendo ser confirmada para ser enviada e válida”, apontou.
Não haverá segunda etapa da renovação da matrícula para a pós-graduação. A matrícula será confirmada pelas secretarias até 29 de fevereiro.