A reinstalação do pé da estátua do poeta Manoel de Barros está em fase final na manhã desta terça-feira (12). A estrutura sofreu vandalismo há três anos, e desde então estava sem um dos pés. Para a restauração, foram instaladas uma tenda e uma grade para isolar a área onde a estátua está e, agora, obra passará por revitalização.

Iluminação especial é instalada no local onde fica estátua. (Alicce Rodrigues, Midiamax)

Agora, uma equipe trabalha na instalação de iluminação cênica no local, com spots frontais e traseiros. As luzes, além de garantirem a visualização da arte durante a noite, também garantirão a segurança da estátua e de quem for até o local para apreciar a obra. A previsão é que esse serviço será concluído até quinta-feira (14). 

Procedimento de acabamento

Antes disso, ainda hoje, o artista Ique Woitschach, escultor que deu vida à escultura de Manoel, vai dar o acabamento no novo pé e restaurar a obra. Como a estátua sofre a ação do tempo, ela passará por revitalização.

Para isso, será lavada, oxidada e lixada. Um tanque de água foi colocado no local para que esse trabalho possa ser executado. Uma faixa da Rua Rui Barbosa foi fechada para que o caminhão pudesse fazer o abastecimento do tanque.

Reinstalação do pé da estátua de Manoel de Barros. (Alicce Rodrigues, Midiamax)